Dados do Trabalho
Título
O CRITERIO QUANTIDADE DE PADROES COLETADOS E O EXITO DA PERICIA GRAFOSCOPICA
Introdução
Uma das etapas da análise grafoscópica é a coleta de padrões gráficos do possível autor. O atendimento aos critérios de quantidade, adequabilidade, contemporaneidade, espontaneidade e autenticidade durante a coleta dos padrões é que permitirá o sucesso ou não do exame.
Objetivos
Apresentar e discutir procedimentos e resultados exitosos obtidos pelo mesmo perito em grafoscopia, comparando sua prática em coletas padrões, com princípios apontados pela literatura, Valim (2014).
Parte experimental
O presente trabalho resulta da análise dos laudos periciais grafoscópicos de 67 processos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo/TJSP sentenciados conclusivos, nos quais atuou a mesma perita, disponíveis no sistema e-SAJ para consulta.
Resultados e Discussões
O auto de coleta de padrões gráficos foi elaborado para cada caso de acordo com a idade, escolaridade, profissão e informações sobre quaisquer alterações provenientes de patologias disponíveis nos autos. Foram coletados em todos os casos mais de 20 exemplares – o mínimo indicado na literatura. O s exemplares coletados relacionam-se a dificuldade de cada fornecedor em produzir um número elevado de lançamentos seja pela idade, incapacidade, falta de hábito, cansaço e/ou em portadores de patologias incapacitantes. Um roteiro único para todos não permitiria aos de menor escolaridade e não automatização da escrita, por exemplo, cumprir todas as solicitações, o que poderia inviabilizar a perícia pela não observação das variações naturais do punho escritor e possíveis disfarces com uma quantidade pequena de padrões.
Conclusões
O êxito na realização do exame com resultados conclusivos pode ser atribuído ao uso do roteiro individualizado elaborado pela perita e o número de padrões coletados corroborando com a literatura.
Referências e agradecimentos
Feuerhalmel S. Análise Grafoscópica de Assinaturas. 1. ed. Campinas: Millenium Editora, 2017. 272 p. Valim, J.J.C.B.; Estudo sobre a variabilidade gráfica natural em um modelo de assinatura: uma abordagem estatística. TCC apresentado à Academia Nacional de Polícia como exigência parcial para a obtenção do título de especialista em Ciência Policial e Documentoscopia. Brasília, 2014.
Arquivos
Área
Documentoscopia
Instituições
PAROLE FONOAUDIOLOGIA CLÍNICO-CIENTÍFICA - São Paulo - Brasil
Autores
MARCIA APARECIDA LOPES DA SILVA, MARIA INES BELTRATI CORNACCHIONI REHDER, LUCILENE APARECIDA FORCIN CAZUMBA