Dados do Trabalho
Título
A INTERFACE ENTRE A ARQUEOLOGIA FORENSE E A ODONTOLOGIA LEGAL PARA OS ESTUDOS ANTROPOLOGICOS DE IDENTIFICAÇAO HUMANA: ESTUDO DE CASO
Introdução
Associada à Antropologia Forense, a Odontologia Legal busca estabelecer um perfil biológico de um indivíduo baseado nos critérios de sexo, altura, afinidade populacional e idade. Nesse sentido, a Arqueologia Forense, definida como a ciência que utiliza metodologia, técnicas e interpreta os dados arqueológicos obtidos dentro da investigação criminal, ganha destaque.
Objetivos
Por meio de um estudo de caso, apresentar a interface existente entre a Arqueologia Forense e a sua contribuição para a Odontologia Legal no estudo antropológico de identificação humana.
Parte experimental
Foram encontradas, pela equipe de perícia criminal, quatro ossadas humanas incompletas em uma região de mata, município de Lagoa Salgada/RN. A fim de coletar outros materiais ósseos humanos e demais vestígios semienterrados, foi solicitada uma nova perícia de local à equipe de Arqueologia Forense do ITEP. Aplicando técnicas de prospecção, escavação e uso de detector de metais, foram recuperados mais 68 vestígios biológicos, encaminhando-os para exame antropológico, odontolegal e análise genética.
Resultados e Discussões
Além da recuperação de diversos vestígios, foi possível identificar a inexistência de sinais de inumação ou que indicassem uma tentativa de sobrevivência local. A análise genética propiciou estabelecer filiação entre a ossada adulta e de duas crianças. Ao exame odontolegal, estimou-se tratar de um crânio feminino adulto, com idade 39,6 anos (±10); e de três crânios de infantis, em diferentes estágios de desenvolvimento dental, apresentando uma estimativa de idade de 6,5 anos, 4,5 anos e 3,5 a 4,5 anos, respectivamente.
Conclusões
A análise odontológica foi capaz de identificar e individualizar as ossadas infantis por meio da estimativa da idade dental, superando as limitações da análise genética. Assim, fica clara a importância da atuação da Arqueologia Forense para a identificação humana, visto que a perícia de local especializada resgata importantes vestígios essenciais para identificação pela Odontologia Legal e compreensão da dinâmica do evento.
Referências e agradecimentos
PLENS, CR; DE SOUZA, CD.O que é e o que não é Antropologia e Arqueologia Forense.Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, v.8, n.2, p.168-191,2020.
ALQAHTANI, SJ; HECTOR, MP; LIVERSIDGE, HM. Brief communication:The London atlas of human tooth development and eruption. American Journal of physical anthropology, v. 142, n. 3, p. 481-490, 2010.
Palavras Chave
Antropologia Forense, Odontologia Legal, Arqueologia Forense.
Arquivos
Área
Antropologia Forense
Instituições
Instituto Técnico-Científico de Períca do Estado do Rio Grande do Norte - Natal/RN. - Rio Grande do Norte - Brasil
Autores
MARIA IZABEL CARDOSO BENTO, ELAINE CUNHA E SILVA LEÃO DOS ANJOS, LETÍCIA OLIVEIRA BRITO PLÁCIDO, EDMAR PEREIRA DA SILVA, VIVIAN DOS SANTOS SOUZA, BIANCA MARQUES SANTIAGO