Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

USO DO GPR EM PAREDES DE DRYWALL E TIJOLO CERAMICO APLICADOS PARA INTERESSE FORENSE

Introdução

O trabalho visa realizar pesquisa na área de geofísica forense, através do desenvolvimento do método de Ground Penetrating Radar (GPR). A problemática, que faz necessária para a elaboração deste estudo, está ligada à escassez de pesquisas e profissionais qualificados para emitir laudos de perícia criminal ligados ao uso de equipamentos e softwares apropriados para descobrir vestígios ocultados em cenas de crimes.

Objetivos

O objetivo da pesquisa é realizar modelagem de dois tipos de paredes, uma de drywall e outra de tijolo cerâmico, e depois realizar a ocultação dos materiais, sendo arma, dinheiro e drogas, recriando uma cena de crime. Em seguida, será efetuada a aquisição de dados com o propósito de analisar se contém cáusticas causadas pelos objetos nos dados coletados.

Parte experimental

Para a realização deste projeto foi usado o software Reflexw - nele foi feita a modelagem das paredes e dos objetos ocultos nelas. Para o levantamento e aquisição dos dados, foram utilizadas cinco antenas de diferentes frequências, a fim de diferenciar os sinais obtidos com cada modelo. Foram utilizadas antenas de 900 MHz, 1500 MHz, 2000 MHz, 2500 MHz e 4500 MHz.

Resultados e Discussões

A partir da coleta de dados, foi possível observar anomalias nos sinais referentes às paredes que sofreram adulteração, sendo, assim, possível observar os materiais ocultados. A partir das diferentes frequências, foi observado que, à medida que o valor aumenta, a imagem do sinal é mais fácil de ser visualizado.

Conclusões

A partir da aquisição dos dados adquiridos através da modelagem, observa-se que o GPR nesses ambientes adulterados consegue pegar o sinal com anomalia. Desta forma, o uso desse método pode ser bem utilizado para detectar os vestígios ocultos. Assim, com o aprofundamento do estudo deste método na área de forense, será possível coletar dados nos ambientes fechados sem ocorrer a destruição da cena dos crimes.

Referências e agradecimentos

Alves, Kamylla de Lima; Blum, Marcelo de Lawrence, Bassay Blum; Borges, Welitom Rodrigues. Rio de Janeiro. Mapeamento de alvos forenses com GPR 3D. Copyright 2013, SBGf.
Borges, WR; 2007. São Paulo. Caracterização Geofísica de Alvos Rasos com Aplicações no Planejamento Urbano e Meio Ambiente. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas; IAG/USP.
Rodrigues, Selma Isabel. Caracterização GPR de tambores metálicos e plásticos: estudo sobre o sítio controlado do IAG/USP. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. 2004.

Palavras Chave

Geofísica forense, Ground Penetrating Radar (GPR), uso do GPR em parede.

Arquivos

Área

Áreas forenses

Autores

CLAUDIA DA SILVA XAVIER, WELITOM RODRIGUES BORGES, RAFAEL ESPINDOLA CANATA