Dados do Trabalho
Título
IMPLANTAÇAO DO LABORATORIO DE ANTROPOLOGIA FISICA E FORENSE (LAFF) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS (UNIFAL-MG) E SEU IMPACTO NA FORMAÇAO ACADEMICA E PRODUÇAO CIENTIFICA DE SEUS USUARIOS DURANTE O PERIODO DE PANDEMIA DE COVID-19 (2020-2022)
Introdução
A COVID-19, causada pelo novo coronavírus Sars-CoV-2, provocou um cenário de Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional e, em 2020, foi caracterizada como uma pandemia (WHO, 2020). Apesar da pandemia, a instalação do Laboratório de Antropologia Física e Forense (LAFF), se iniciou em abril de 2020 e, em julho do mesmo ano, finalmente foi implantado. O LAFF, atualmente conta com área adequada de instalação e equipamentos especializados, oferecendo suporte para realização de atividades acadêmicas, além de condições para prestar assessoria ao poder judiciário da região.
Objetivos
O objetivo deste trabalho é destacar a importância da implantação do LAFF na pesquisa científica e na formação acadêmica, humanística e ética dos discentes de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG.
Parte experimental
Este estudo tem caráter descritivo e quantitativo, refere-se à produção científica e formação acadêmica que o LAFF proporcionou durante os anos de 2020-2022. Para a elaboração desta investigação, foram utilizados dados referentes ao número de iniciações científicas, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos publicados, trabalhos apresentados em eventos científicos e estágio de interesse curricular durante o período entre os anos de 2020 e 2022.
Resultados e Discussões
Durante o período analisado, os pesquisadores do LAFF receberam quatro estagiários de curso de especialização em Ciências Forenses (10% das atividades); produziram oito trabalhos de iniciação científica (21%); seis trabalhos de conclusão de curso (16%), destes, seis foram submetidos e aprovados em revistas científicas (16%); e quatorze (37%) foram aceitos e apresentados em cinco congressos na área forense.
Conclusões
Os dados obtidos com esse trabalho mostram que, não obstante a pandemia da COVID-19, as atividades no LAFF foram muito positivas, colaborando com a geração do conhecimento em Antropologia Física e Forense, mostrando que se faz fundamental, cada vez mais, a realização de novos estudos na área para a correta caracterização da população brasileira, especialmente pelas particularidades regionais advindas a partir da ampla miscigenação.
Referências e agradecimentos
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Coronavirus disease (COVID-19) outbreak. WHO, 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em 22 de março de 2023.
Palavras Chave
Formação acadêmica, antropologia forense, antropologia física.
Arquivos
Área
Antropologia Forense
Autores
REBECA VITORIA GASPAR MONTEIRO, WAGNER COSTA ROSSI JUNIOR, ANA LUIZA DIAS LEITE DE ANDRADE, ISABELLA BASTOS REIS, THAYLA EUGÊNIA DA SILVA TOMÉ, ALESSANDRA ESTEVES