Dados do Trabalho
Título
O PAPEL DA AUTOPSIA PSICOLOGICA DOS PERPETRADORES DE HOMICIDIO EM MASSA DE ESCOLA NA PREVENÇAO DE MASSACRES ESCOLARES
Introdução
O assassinato em massa é um ato de violência em episódio único, com múltiplas vítimas. (1) Os assassinos em massa podem ser categorizados em cinco tipologias fundamentais: o discípulo, o aniquilador de família, o set-and-run, o empregado insatisfeito e o pseudo comando. (1)
Objetivos
Examinar a autópsia psicológica como instrumento na prevenção dos massacres escolares.
Parte experimental
Encontrados em busca ativa artigos científicos publicados entre 1992 e 2021, além do relatório de Avaliação de Ameaça dos Atiradores de Escola do Departamento de Investigação Federal (FBI) dos Estados Unidos, de 1999.
Resultados e Discussões
A autópsia psicológica dos perpetradores de homicídio em massa de escola é uma ferramenta importante, subutilizada no meio forense (2), para coletar informações necessárias para prevenção desses eventos. A trajetória de vida desses indivíduos e os comportamentos prévios ao delito são dados fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas. Em análise de documentos autobiográficos de atiradores de escola, foram
identificadas preocupações existenciais prévias aos massacres, como morte, isolamento, identidade, liberdade e sentido, (3) sendo a psicopatologia insuficiente para a explicação do fenômeno. (4) Permite entender os episódios como atos violentos relacionados a preocupações existenciais importantes, envoltas em uma relação fanático-religiosa implícita de um subgrupo inserido em uma cultura que idolatra perpetradores de homicídio em massa de escola. (3)
Conclusões
As autópsias psicológicas de assassinos em massa apontam diversas características psíquicas desses sem, no entanto, criar um perfil único de agressor. Por meio desse instrumento é possível entender comportamentos comuns desses indivíduos, anteriores ao crime e gerar dados que podem ser utilizados na prevenção de futuros crimes semelhantes. Dessa forma, as autópsias psicológicas podem ser utilizadas no desenvolvimento de medidas intervencionistas aos indivíduos que apresentam comportamentos e trajetórias semelhantes aos perpetradores de homicídio em massa nas escolas.
Referências e agradecimentos
1. HOLMES; HOLMES, 1992.
2. WERLANG, 2012.
3. PFEIFER; GANZEVOORT, 2014.
4. VASCONCELOS et al, 2021.
As referências completas no formato ABNT estão no pdf em anexo.
Palavras Chave
School shooting, School psychology, Psychological autopsy.
Arquivos
Área
Áreas forenses
Autores
LARISSA YANO SOUZA MARTINS, MARCELA SENA BRAGA, RAFAEL GUSMÃO ROCHA