Dados do Trabalho
Título
O ENSINO DA MEDICINA LEGAL NO ESTADO DO TOCANTINS
Introdução
Mesmo com a ascensão das escolas médicas no país, graduandos possuem diversas lacunas no ensino e a medicina legal que não está presente nas grades curriculares de algumas. Em contrapartida, a prática médica exige do profissional a condução correta diante um óbito, mesmo com pouco tempo de prática.
Objetivos
Validação por meio da literatura, que embase a tese da defasagem do ensino da medicina legal, observado durante as atividades do Programa de Residência da Universidade Federal do Tocantins
Parte experimental
Trata-se de revisão de literatura sistemática, pela buscas dos artigos, que se iniciaram em fevereiro de 2023 e se estenderam até Abril do mesmo ano. Usado descritores “Medicina Legal” e “Hospitais de Ensino”. As bases de busca foram LILACS, MEDLINE e IBECS.
Resultados e Discussões
Entre as principais faculdades do Tocantins , não possuem medicina legal entre as matérias da graduação. A Diretriz Curricular Nacional do Ministério da Educação para a Graduação em Medicina , também não cita a obrigatoriedade sobre o ensino da Medicina Legal. Subentende-se que , durante a prática o graduando terá contato com óbito, contudo, não sendo aplicado de forma objetiva na grade curricular, o ensino pode-se tornar informal, sem o embasamento teórico necessário para a condução do caso.
Tal defasagem pode ser resultado de um sistema de verificação de óbitos desassistido financeiramente durante o desenvolvimento do estado, que possui apenas 34 anos. Em contrapartida, atualmente vem crescendo e se modernizando. Em 2022, houve expansão dos seus serviços, com a implementação da autópsia verbal e capacitação dos seus servidores. Demonstrado em estudo comparativo de CARVALHO ; A. A. B , 2021, mostrou o comparativo dos serviços de SVO entre Palmas e Ribeirão Preto , apontando que a falta de preparo dos profissionais de saúde seria um agravante para os índices de óbitos não esclarecidos.
Conclusões
A falta de preparo da equipe quanto ao conhecimento técnico e o amparo jurídico diante de um óbito, prejudica o sistema de saúde, tendo em vista que, dados importantes seriam omitidos e importantes indicadores não seriam gerados. Sendo esses responsáveis por auxiliar em geração de recursos para a melhoria do sistema de saúde.
Referências e agradecimentos
CARVALHO, Arthur Alves Borges de. Estudo comparativo de procedimentos do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO-TO) Palmas-Tocantins e Serviço de Verificação de Óbitos do interior (SVO-RP) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 2021. USP , Ribeirão Preto, 2022.
Palavras Chave
Hospitais de Ensino, Medicina Legal, Universidades
Arquivos
Área
Medicina Legal
Autores
ANA CLAUDIA TRONCHA TAVARES, SANNY CAROLINE CARREIRO SILVA , LUIS AUGUSTO MAURICIO TAVARES