Dados do Trabalho
Título
USO DE DADOS ISOTÓPICOS PARA DIFERENCIAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES EM EXPERIMENTO CONTROLADO
Introdução
Considerada uma área de grande importância para o desenvolvimento das pesquisas de diversos ramos, a geoquímica isotópica tem auxiliado antropólogos, sociólogos, biólogos e químicos na compreensão de rotas migratórias de animais e humanos, de hábitos alimentares, designação de origem de alimentos etc.
Objetivos
Identificar variações na assinatura isotópica de C e N, em amostras de unhas, dentre indivíduos com hábitos alimentares diferentes.
Parte experimental
Foram utilizadas amostras de unha de 4 crianças, coletadas por 5 meses em 2021. As amostras passaram por um processo de limpeza, utilizando metodologia descrita por Muniz et al., 2017 e a pesagem de 500μg de amostra acondicionada em cápsula de estanho. Foi utilizado um IRMS Delta V Advantage acoplado a um Analisador Elementar.
Resultados e Discussões
Resultados e Discussão
Na figura 1 temos os resultados para as 4 crianças: uma vegana, uma vegetariana, uma lactante e uma onívora. O não consumo de carne fez com que os valores do δ¹⁵N ficassem menores. A diferença está nos valores do δ¹³C, onde a vegana apresenta valores mais negativo do que a vegetariana. Enquanto a diferença da vegetariana para a onívora se dá pelo valor do δ¹⁵N, porém parecida para o δ¹³C. Já para a lactante foi possível perceber uma grande variação no δ¹⁵N, devido ao processo metabólico entre mãe e filho.
Conclusões
Concluímos que é possível identificar o tipo de alimentação de um indivíduo a partir do fracionamento isotópico em unhas. Os resultados indicam que análises de isotópicas podem diferenciar de um indivíduo de outro.
Referências e agradecimentos
Muniz, T.R., 2017. Análise de Isótopos Estáveis em Tecidos Humanos Orgânicos e Biominerais Aplicada à Antropologia Forense. Trabalho de Conclusão de Curso II, Bacharel em geologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Palavras Chave
isótopos, C, N, unha.
isótopos, C, N, Unha
Arquivos
Área
Isótopos Forenses
Autores
LUIS HENRIQUE MANCINI, INAIARA CASAPULA, DIEGO PORTELA FERNANDES, AMANDA LANG PEREIRA, LEONARDO FADEL CURY, ANELIZE MANUELA BAHNIUK