Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

APLICAÇAO DE METODOS DE CRONOTANATOGNOSE NA PRATICA MEDICO LEGAL. AVALIAÇAO DE CADAVERES EM DECOMPOSIÇAO: UM RELATO DE CASO

Introdução

Cronotanatognose é o segmento da tanatologia que estuda métodos de determinação do tempo decorrido entre a morte e a perícia do corpo¹. Quão maior é o tempo do óbito, menor é a precisão da estimativa, a depender de características do indivíduo e variáveis ambientais². Um dos métodos utilizados advém da Entomologia Forense, ciência que dispõe de técnicas de análise de insetos para o cálculo do intervalo post mortem (IPM). Não obstante, é sempre um desafio estimar o tempo de morte em casos envolvendo cadáver em estado avançado de decomposição².

Objetivos

Relatar um caso de encontro de dois cadáveres em estágios diferentes de decomposição, expondo a importância de estudos relativos à cronotanatognose e da implementação de protocolos de Entomologia na prática forense no estado de Goiás.

Parte experimental

Foi analisado um caso de perícia médico-legal com auxílio do laudo de perícia criminal de local, relativo ao encontro de duas vítimas masculinas em estado de decomposição cadavérica diferentes na mesma residência, sob os mesmos fatores ambientais, utilizando-se de conhecimentos e bibliografia relativos à cronotanatognose e à entomologia forense.

Resultados e Discussões

Procedidas as necropsias, foi observado: ausência de sinais compatíveis com óbito de causa externa; vítima 1 (V1), 74 anos, fase coliquativa de decomposição em face e sinais de mumificação parcial em membros e tronco, fauna cadavérica distinta, com larvas maiores em relação à vítima 2 (V2); V2, 34 anos, fase gasosa de decomposição, ausência de conteúdo gastrointestinal. Os achados da necropsia associados à observação de larvas de tamanhos diferentes foram suficientes para afirmar premoriência de V1 e inferir possível causa da morte de V2 por inanição (pessoa com deficiência, dependente do genitor). Uma análise mais aprofundada da fauna cadavérica auxiliaria na estimativa do tempo de morte (IPM).

Conclusões

Apesar do diagnóstico de premoriência, notou-se a carência de estudos científicos referentes à cronotanatognose em casos de decomposição cadavérica avançada, reforçando a importância de investimentos na área e a criação de protocolos de Entomologia Forense no estado de Goiás.

Referências e agradecimentos

1. VANRELL, Jorge Paulete. Manual de Medicina Legal Tanatologia. 5.ed. São Paulo: JH Mizuno, 2016.
2. FRANÇA, Genival Veloso. Medicina Legal. 11.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

Palavras Chave

cronotanatognose, premoriência, entomologia forense

Arquivos

Área

Medicina Legal

Autores

PRISCILA DE SOUZA TOLEDO