Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

PARTIÇAO ESTADUAL DE GOIAS NO BNPB APOS UM ANO DE IMPLEMENTAÇAO

Introdução

O Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB) visa integrar todas as unidades federativas brasileiras ao Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB). O SINAB permite o compartilhamento e a comparação dos perfis balísticos contidos no BNPB. Isso possibilita a ligação de diferentes crimes entre si e a ligação de crimes a armas de fogo apreendidas, tanto em âmbito estadual quanto nacional, auxiliando investigações e indicando autoria de crimes. O estado de Goiás, foi um dos primeiros estados da federação a se integrar ao SINAB, implementando sua partição estadual do BNPB e iniciando suas atividades em abril de 2022.

Objetivos

Relatar os resultados obtidos pela PE/GO-BNPB após um ano de implementação e evidenciar sua contribuição na elucidação de crimes.

Parte experimental

Pesquisa quali-quantitativa, através de levantamento de dados na PE/GO-BNPB, utilizando o SIB IBIS TRAX HD3D. Foram levantados os dados de abril de 2022 a abril de 2023.

Resultados e Discussões

Após um ano de sua implementação, a PE/GO-BNPB acumulou 762 casos cadastrados, com 1608 perfis balísticos inseridos, sendo 234 oriundos de elementos de munição questionados (coletados de cenas de crime ou de corpos de vítimas) e 1374 de elementos padrões coletados de 688 armas de fogo. Os elementos questionados são relacionados a crimes de homicídio, feminicídio, latrocínio e roubo. Os elementos padrões também são relacionados a esses crimes, acrescidos os crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e adulterações de armas de fogo. Além disso, na PE/GO-BNPB são inseridos padrões de todas as armas de calibres nominais .38 Special, .357 Magnum, 9mm Luger e .380 Auto, independente do tipo criminal a qual está relacionada. Resultante das análises periciais, foram identificados 23 hits, todos de âmbito estadual. Destes, 10 foram do tipo link hit e 13 do tipo identification hit, sendo 15 investigações auxiliadas. Esses resultados mostram que os hits contribuem na elucidação criminal, uma vez que, por conectarem crimes cometidos em tempos e lugares diferentes, permitem a otimização das investigações; e, principalmente, por indicarem autoria, quando detectam a arma utilizada no crime, que até então não possuía suspeitos.

Conclusões

Após um ano de implementação, a PE/GO-BNPB demonstrou importante contribuição na elucidação de crimes, pois permitiu a conexão e indicação de autoria de crimes sem suspeitos.

Referências e agradecimentos

COMITÊ GESTOR DO SINAB. Resolução nº 1 – Manual de Procedimentos do Sistema Nacional de Análise Balística. Brasília, 2022.

Palavras Chave

Balística Forense, Banco de Perfis Balísticos, SINAB.

Arquivos

Área

Balística Forense

Autores

RODRIGO LONDE MOURA, NÍGELA RODRIGUES CARVALHO, SEBASTIÃO FERREIRA LIMA