Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

PESQUISAS EM GEOFISICA FORENSE COM A IDENTIFICAÇAO DE VESTIGIOS HUMANOS UTILIZANDO O RADAR DE PENETRAÇAO NO SOLO (GPR): UMA REVISAO

Introdução

A aplicação do método GPR para procurar um corpo humano em um ambiente subterrâneo tem encontrado limitações e isto tem gerado um aumento de pesquisas com este tema (Barone, P.M. & Di Maggio, R. M., 2019; Lester, J. & Bernold, L. E., 2006).
A RSL identifica e avalia os estudos mais relevantes em uma temática, produzindo uma síntese crítica das principais evidências e ressaltando temas negligenciados. Isso ajuda na proposição de futuros temas de pesquisa e no processo de tomada de decisão.

Objetivos

Analisar os avanços obtidos nas pesquisas forenses de identificação de restos humanos com o auxílio do método geofísico GPR.

Parte experimental

Para execução desta revisão foi utilizado o software StArt (Lapes/UFScar) e os artigos científicos foram pesquisados em duas bases de dados: Web of Science e Scopus com as buscas estruturadas na seguinte string ((("GPR" OR "ground penetrating radar") AND "forensic" AND ("burial" OR "burials" OR "buried") AND ("graves" OR "grave"))).

Resultados e Discussões

Futuras pesquisas podem se concentrar no refinamento da influência da umidade e conteúdo de argila do solo na detecção de alvos. Com base nos resultados da RSL, foi criado um projeto para avaliar essa influência em experimentos no Sítio Controlado Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília (FOREN/FAL).

Conclusões

Com a realização de uma RSL sobre como o GPR pode auxiliar na identificação de corpos em diferentes cenários de sepultamento foi possível constatar os avanços obtidos nas pesquisas forenses nesta área e definir novos escopos de pesquisa.

Referências e agradecimentos

Barone PM, Di Maggio RM. Forensic Sciences Research, p. 337-340, 2019.
Lester J, Bernold LE. Automation in Construction, v. 16, p. 546-555, 2007.
StArt – LaPES – Laboratório de Pesquisa em Engenharia de Software. Software State of The Art through Systematic Review. Versão 3.3 Beta 03. Disponível em . Acesso em: 26 Out. 2020.

Palavras Chave

revisão sistemática da literatura, ciências forenses, GPR

Arquivos

Área

Áreas forenses

Instituições

Universidade de Brasília - Distrito Federal - Brasil

Autores

KIMBERLY COUTINHO PAES LEME DE CASTRO, LUCIANO SOARES DA CUNHA