Dados do Trabalho
Título
RESGATANDO A IDENTIDADE ATRAVES DA PAPILOSCOPIA FORENSE. UM RELATO DE CASO
Introdução
A identificação humana tem um papel fundamental na vida em sociedade visto a necessidade de termos referência das pessoas com as quais lidamos dia a dia, seja nas relações pessoais, comerciais, trabalhistas e sociais. Para Machado et al. (2022) o principal objetivo na investigação de um indivíduo não identificado, por razões ética, civis e criminalísticas, é conseguir sua identificação.
Objetivos
Apresentar um caso de identificação “post mortem” por meio da pesquisa e perícia papiloscópica de um corpo sepultado como identidade desconhecida que não fora reclamado por familiares enquanto esteve no Instituto de Medicina Legal-IML.
Parte experimental
As impressões digitais coletadas foram submetidas à pesquisa no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS). O sistema apresentou candidatos para análise e, após positivação, foi confeccionado Laudo de Perícia Papiloscópica e localização de familiar.
Resultados e Discussões
A vítima foi encontrada em via pública, desacordada, com lesão na face sendo socorrida para o hospital e dias após foi a óbito. Sem documento e sem referência familiar, o corpo foi encaminhado ao IML o qual foi sepultado como identidade desconhecida. Após ser identificado pela Perícia Papiloscópica e realizada a busca ativa, o pai foi localizado sem notícias e sem saber o paradeiro do filho. O mesmo foi encaminhado ao IML e, após ordem judicial, conseguiu efetuar a retificação da Certidão de Óbito e exumação do corpo para que a família realizasse o funeral.
Conclusões
Através desse trabalho, foi possível resgatar a história de vida e a identidade de um cidadão tido como desaparecido, devolvendo-lhe o seu nome e a dignidade da pessoa humana, possibilitando à família ter um último momento de despedida com seu ente querido.
Referências e agradecimentos
Referências bibliográficas (padrão ABNT)
MACHADO, Carlos Eduardo Palhares et al. Tratado de antropologia forense: fundamentos e metodologias aplicadas à prática pericial. 1. ed. Campinas, SP: Millennium, 2022. 849 p. v. 1. ISBN 978-85-7625-383-9.
Agradecimentos
À equipe do NID-IITB-PE e Polícia Civil de Pernambuco.
Palavras Chave
Identificação humana, papiloscopia forense, pessoas desaparecidas.
Arquivos
Área
Antropologia Forense
Autores
ANA CRISTINA SOUZA E SILVA, JOSÉ VITAL ALVES CABRAL, ARNALDO FRANÇA JR CALDAS, ADRIANA CONRADO ALMEIDA, GABRIELA GRANJA PORTO PETRAKI, ANTÔNIO AZOUBEL ANTUNES