Dados do Trabalho
Título
A DETECÇAO DE VIOLENCIA DOMESTICA CONTRA CRIANÇAS SOB A VISAO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇAO: ASPECTOS MEDICOS LEGAIS E BIOETICOS
Introdução
A violência contra crianças e adolescentes pode ser definida como qualquer ato cometido por pais, parentes ou outras pessoas capaz de causar danos físicos, sexuais e/ou psicológicos à vítima. Uma das formas mais comuns de violência contra crianças é a punição corporal (violência considerada como forma de educação).
Objetivos
O objetivo principal foi obter dados sobre violência doméstica para verificar quais os sinais físicos de violência doméstica são os mais e menos percebidos pelos professores. Em seguida, desenvolver um material dirigido para detectar sinais físicos de violência de forma mais eficiente e para tomar medidas educacionais, médicas e legais. Logo, promover uma discussão bioética sobre a vulnerabilidade dos profissionais diante dessas situações complexas é necessário.
Parte experimental
A pesquisa contou com um questionário com 19 questões sobre violência doméstica contra crianças e adolescentes para ser respondido por profissionais do ensino de escolas públicas e privadas no Estado de São Paulo, Brasil.
Resultados e Discussões
756 questionários foram respondidos. Desses, 275 (36,38%) relataram contato direto com casos de violência e 18 (2,38%) não responderam a essa questão. Os dados evidenciam as dificuldades dos profissionais de ensino, não necessariamente em detectar a violência, mas em conduzir os casos adequadamente.
Conclusões
Professores devem ser capacitados para protegerem essa população vulnerável, seja por ações governamentais, do terceiro setor ou mesmo acadêmicas. Sem isso, instala-se um círculo vicioso de vulnerabilidade dos professores, aumentando a vulnerabilidade das crianças vitimizadas.
Referências e agradecimentos
MINAYO, MC.S., Violência contra crianças e adolescentes: questão social, questão de saúde. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v1n2/v1n2a02.pdf Acesso em: 16 set. 2019.
UNICEF. General Comment No. 8 (2006): The right of the child to protection from corporal punishment and other cruel or degrading forms of punishment, UN document CRC/C/GC/8, Office of the High Commissioner for Human Rights, Geneva, 2 March 2007.
Palavras Chave
Violência, crianças, profissionais de educação
Arquivos
Área
Medicina Legal
Instituições
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP - São Paulo - Brasil
Autores
STEPHANIE ROSA, FAUSTO GOBBO, MARCO AURÉLIO GUIMARÃES