Dados do Trabalho
Título
DETECÇAO DE OBJETOS METALICOS ENTERRADOS ATRAVES DO USO DA GEOFISICA - MAGNETOMETRIA: ESTIMATIVAS DE PROFUNDIDADE COM USO DE FILTROS DE REALCE NO SITIO CONTROLADO DA UFPR.
Introdução
A detecção de objetos enterrados desafia equipes de grupos de busca forense e arqueológica em diferentes terrenos, portanto o estudo em sítios controlados é útil para treinamentos em aquisição e processamento geofísico. Através da modelagem e inversão 3D foram localizados alvos magnéticos em profundidade, sendo esta uma técnica acessível para aplicação em investigações próximas à superfície. Este experimento exemplifica a relevância dos métodos magnéticos para a determinação de locais de escavação para alvos metálicos tendo como base os métodos geofísicos.
Objetivos
Testar o método magnético em pontos controlados para a detecção de objetos metálicos e armas de fogo utilizando técnicas de filtragem de dados para facilitar a localização dos alvos e determinar estimativas de profundidade em modelos 3D
Parte experimental
Os registos magnéticos terrestres foram adquiridos com magnetômetro GEM-Systems GSM-19T, Gem Systems. A variação magnética diária foi medida em uma estação base magnetômetro ENVI-VLF MAG, Scintrex. Os dados foram processados no software Oasis MontajTM. Filtros de realce foram utilizados para centralizar as anomalias magnéticas positiva diretamente acima dos alvos e realizar estimativas de profundidades dos alvos observados.
Resultados e Discussões
O resultado da aquisição e processamento de dados magnéticos terrestres evidenciou a presença de objetos metálicos enterrados e a aplicação dos filtros de realce de anomalias ressaltou a presença destas fontes possibilitando a estimativa de profundidades.
Conclusões
A partir deste levantamento, foi observada a perturbação no campo magnético total causada por materiais metálicos, cujas anomalias foram modeladas em 3D. O conjunto de dados magnéticos adquiridos nos sites de ensaios geofísicos é uma contribuição para a comunidade científica e para a sociedade.
Referências e agradecimentos
Os autores agradecem à Universidade Federal do Paraná, CNPq e CAPES pelo contínuo apoio às nossas atividades no Laboratório de Pesquisa em Geofísica Aplicada.
Palavras Chave
geociências forenses; magnetometria; sítio controlado; objetos enterrados
Arquivos
Área
Perícias em Meio Ambiente
Instituições
Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
ALESSANDRA DE BARROS E SILVA BONGIOLO, RAFAEL ESPINDOLA CANATA, LUIZEMARA SOARES ALVES SZAMEITAT , RODOILTON ALESSANDRA STEVANATO