Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

CARACTERIZAÇAO MOLECULAR DE SUBSTANCIAS PSICOTROPICAS EM AMOSTRAS DE SANGUE UTILIZANDO DART-EMAR

Introdução

Os benzodiazepínicos (BDZ) são prescritos como agentes ansiolíticos e hipnóticos que, na última década, passaram a ser consumidos de forma abusiva e inapropriada. Isso aumenta a necessidade de um controle melhor dessas substâncias e de desenvolvimento de protocolos analíticos mais sensíveis e rápidos, para análises em amostras biológicas humanas (JONES, et al. 2020). O sangue humano é uma matriz altamente complexa que requer uma etapa de clean-up antes das análises toxicológicas. Este estudo contribui com um novo caminho para a investigação de BDZ e seus metabólitos em matrizes biológicas, de forma direta, sem isolamento dos analitos da matriz.

Objetivos

Avaliar a detecção de BDZ em sangue ante-mortem por DART-EMAR sem preparo de amostra.

Parte experimental

Uma amostra de sangue foi enriquecida com 11 BDZ diferentes (diazepam, diazepam-D5, oxazepam, clordiazepóxido, temazepam, alprazolam, flunitrazepam, bromazepam, clonazepam, lorazepam e midazolam) em 10 µg mL-1. A amostra foi inserida (10 µL) em um cartão de amostra QuickStrip™. O DART-EMAR operou no modo de ionização positiva com um poder de resolução de 70.000 (varredura completa) e 140.000 (MS/MS) FWHM. A fonte DART operou com Hélio a 300 °C e 350 V.

Resultados e Discussões

Com o uso do DART-EMAR foi possível detectar todos os 11 BDZ na amostra. A ausência de pré-tratamentos favoreceu o baixo consumo de solventes e tempo, com um tempo total de análise de 5 min por amostra. Os sinais m/z ficaram com erro entre -0,9 e 0,6 ppm, com exceção do flunitrazepam, que apresentou um erro de 10,7 para o íon precursor. Nos experimentos de MS/MS para todos os BDZ, o erro m/z foi inferior a 5 ppm. A concentração de 10 µg mL-1 pode ser encontrada em intoxicações passíveis de fatalidade, evidenciando a importância do método avaliado.

Conclusões

A ionização DART- EMAR permitiu a detecção de benzodiazepínicos em sangue com precisão e sem necessidade de preparo de amostra.

Referências e agradecimentos

S. Jones, E. Sisco and I. Marginean, Anal. Methods, 2020, DOI: 10.1039/D0AY01650K.

FAPERJ, CNPq, CAPES (001), Hemorio.

Palavras Chave

benzodiazepínicos, DART-EMAR, caracterização molecular

Arquivos

Área

Química e Toxicologia Forense

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

CECILIA DE ANDRADE BHERING, GLECIELLE TOZZI WURZLER, ANANDA DA SILVA ANTONIO, DIEGO RISSI CARVALHOSA, ANTONIO CELSO JARDIM, GABRIELA VANINI COSTA