Dados do Trabalho
Título
USO DA TECNICA DART-EMAR NA ESPECIAÇAO DE SUBSTANCIAS EM CIGARROS ELETRONICOS
Introdução
O comércio de cigarros eletrônicos (DEF) no Brasil foi proibido desde 2009, entretanto, estes ainda se encontra presente no mercado ilícito. Os DEF utilizam um fluído cuja composição inclui propileno glicol, nicotina, aromatizantes, dentre outras (ANVISA, 2023). Devido sua composição variável, pouco se conhece sobre o seu perfil químico. A identificação do perfil químico é uma etapa crucial para o desenvolvimento de políticas públicas, inteligência policial e formas de tratamentos clínico de usuários. Para este fim, da espectrometria de massas de alta resolução (EMAR) com Análise direta em tempo real (DART) pode fornecer perfis químicos rapidamente, sem preparo de amostra.
Objetivos
Obter o perfil químico de DEFs de forma direta, sem preparo de amostra, pela técnica de DART-EMAR.
Parte experimental
Uma amostra de DEF (10 µL) foi depositada em um cartão QuickStriptm. O sistema DART-EMAR operou no modo de ionização positiva para análise por varredura completa e em MS2. A fonte operou com gás He a 300 °C e com o eletrodo a 350 V.
Resultados e Discussões
Dentre os íons moleculares identificados no modo varredura e pela análise de seus padrões de fragmentação destacam-se os m/z 93,05496 [glicerina+H]+, 163,12283 [nicotina+H]+, 179,11774 [óxido-N-nicotina+H]+, 325,23844 [dímero de nicotina+H]+, 110,08137 [glicerina+NH4]+ e 124,03937 [nitrobenzeno+H]+. Todos os sinais m/z avaliados apresentaram erro inferior a ± 5 ppm. Não foram identificadas drogas sintéticas nessa amostra, todavia, dada a variação da composição entre os DEF, vale explorar diferentes amostras e composições de líquidos eletrônicos.
Conclusões
O sistema DART-EMAR possibilitou a identificação das substâncias presentes em DEF sem necessidade de preparo de amostra, com confiabilidade analítica e com tempo de análise inferior a 3 min.
Referências e agradecimentos
Referências bibliográficas (padrão ABNT)
ANVISA. Cigarro eletrônico. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/tabaco/cigarro-eletronico. Acessado em: 22 março. 2023.
Agradecimentos
FAPERJ, CNPq, Capes (Código 001)
Palavras Chave
DART-EMAR, dispositivo eletrônico para fumar (DEF), nicotina.
Arquivos
Área
Química e Toxicologia Forense
Instituições
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
ANANDA DA SILVA ANTONIO, GLEICIELLE TOZZI WURZLER, DIEGO RISSI CARVALHOSA, MARC YVES CHALOM, FRANCISCO RADLER DE AQUINO NETO, GABRIELA VANINI COSTA