Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

USO DE DART – EMAR PARA A IDENTIFICAÇAO DE NOVAS SUBSTANCIAS PSICOATIVAS EM COMPRIMIDOS APREENDIDOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Introdução

O rápido surgimento de Novas Substâncias Psicoativas (NSPs) vem sendo uma ameaça grave à saúde pública global, uma vez que essas substâncias contêm estruturas químicas modificadas e inéditas. A velocidade de surgimento das NSPs dificilmente é acompanhada pela velocidade com a qual laboratórios de pesquisa conseguem caracterizá-las e identificá-las (NEOH et al., 2023). A análise direta em tempo real por espectrometria de massas de alta resolução (DART-EMAR) é uma ferramenta inovadora que dispensa preparo de amostras e permite a obtenção rápida do perfil químico de matrizes de interesse forense.

Objetivos

Analisar e mapear drogas de abuso em comprimidos utilizando DART-EMAR.

Parte experimental

Seis comprimidos foram fornecidos pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Os comprimidos foram analisados por DART-EMAR (analisador Orbitrap) tanto em matriz sólida (i.e., sem nenhum preparo de amostra) quanto em solução (i.e., após um processo de extração). Nos dois casos, o equipamento operou no modo positivo de ionização.

Resultados e Discussões

Os dados obtidos indicam a presença de compostos canabinóides e derivados de feniletilaminas nos comprimidos. Dentre eles, vale destacar as substâncias que foram identificadas putativamente pelos sinais m/z 194,1172 (MDMA); m/z 240,1590 (Salbutamol); m/z 385,2482 (MDMB-CHMICA) e m/z 371,2331 (MMB-CHMICA), referentes a íons do tipo [M+H]+. O erro de massas variou entre -1,32 e 0,88 ppm. Os sinais m/z 385,2482 e 371,2331 foram observados apenas nas análises da matriz sólida, indicando uma possível perda de informações como consequência dos processos de preparo de amostra necessários a outras técnicas analíticas.

Conclusões

DART-EMAR se apresentou como uma técnica eficiente e com maior sensibilidade para investigar potenciais matrizes forenses, permitindo a rápida identificação putativa de substâncias de abuso que podem não ser encontradas por outras técnicas analíticas.

Referências e agradecimentos

Referências bibliográficas
NEOH, M. J. Y. et al. The novel psychoactive substances epidemic: A scientometric perspective. Addiction Neuroscience, v. 5, p. 100060, 2023.

Agradecimentos
FAPERJ, CNPq e CAPES

Palavras Chave

NSP, DART-EMAR

Arquivos

Área

Química e Toxicologia Forense

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ALEXANDRE NARCELLI PESTANA DE AGUIAR, ANANDA DA SILVA ANTONIO, GLEICIELLE TOZZI WURZLER, ADRIANA SOUZA DE OLIVEIRA, ANTÔNIO CELSO GOMES JARDIM, GABRIELA VANINI COSTA