Dados do Trabalho
Título
O REFLEXO DAS MIDIAS SOCIAIS NA DIVULGAÇAO DAS CIENCIAS FORENSES: PROJETO DESENVOLVIDO PELA LACFOR UNIFAL-MG
Introdução
Desde o surgimento das mídias sociais e especialmente após a pandemia da COVID-19, plataformas como o Instagram e Facebook se estabeleceram como um ambiente que, além de proporcionar entretenimento, também possuem um papel notável na educação e na divulgação de conhecimentos. Nesse contexto, a LACFor utilizou deste recurso para disseminar a Ciência Forense divulgando técnicas empregadas para desvendar crimes e identificar o suspeito dando voz a vítima tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade em geral.
Objetivos
O objetivo deste presente trabalho foi avaliar, de maneira crítica e detalhada, a repercussão da divulgação científica sobre a ciência forense, realizada nas mídias sociais da LACFor.
Parte experimental
A divulgação científica sobre a ciência forense ocorreu através de postagens semanais nas mídias sociais Facebook e Instagram da LACFor, instituindo um canal de comunicação direta com a sociedade. Assim, a liga mantém, de forma didática e descomplicada, postagens semanais sobre diferentes temas que envolvem a Ciência Forense, com assuntos relacionados a eventos e assuntos relacionados a área, utilizando sempre de bases científicas para essa produção.
Resultados e Discussões
A partir da análise dos dados obtidos entre maio/2022 e março/2023, a rede social da LACFor no Instagram alcançou um total de 22.268 pessoas, sendo a maioria (30,3%) da cidade de Alfenas-MG, com idade entre 18-24 anos (51,5%) e mulheres (42,1%). Por outro lado, no Facebook o público atingido foi de 2.187 usuários, com faixa etária de 18-24 anos em sua maioria (34,3%), sendo (29,6%) mulheres e (4,7%) homens. Durante esse período, foram recebidas 3.327 curtidas nas publicações realizadas no feed do Instagram e houve um engajamento (2.579) distribuído entre curtidas, comentários, compartilhamentos e publicações salvas pelos usuários. Tais dados não foram obtidos via Facebook, pois a página não permite a visualização dessas estatísticas.
Conclusões
Os dados evidenciam que a divulgação de conteúdo científico nas mídias sociais da LACFor, principalmente no Instagram, tem impactado positivamente a comunidade que acompanha as postagens, permitindo que o público em geral tenha acesso a conhecimentos pouco explorados no ambiente da universidade e no cotidiano das pessoas, despertando maior interesse pela área.
Referências e agradecimentos
BARROS, F. DE. et al.. Ciências forenses: princípios éticos e vieses. Revista Bioética, v. 29, n. Rev. Bioét., 2021 29(1), p. 55–65, jan. 2021.
Palavras Chave
Mídias sociais, extensão universitária, ciência forense
Arquivos
Área
Áreas forenses
Instituições
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS - Minas Gerais - Brasil
Autores
THALITA COUTINHO DE SOUZA CRUZ, ANA CAROLINA MARIOTO SANTOS, ISIS GIOVANNA DE OLIVEIRA, TAMARA LUIZA CABRAL, ALESSANDRA ESTEVES, WAGNER COSTA ROSSI JÚNIOR