Dados do Trabalho
Título
EXPLOSOES ACIDENTAIS CAUSADAS POR INDEVIDO ARMAZENAMENTO E INSTABILIDADE QUIMICA DE EXPLOSIVOS PIROTECNICOS
Introdução
O comércio de explosivos pirotécnicos no Estado de Alagoas tem um impacto econômico devido às festividades regionais e aos eventos turísticos. Devido a esse fator e às exigências da legislação para essa prática, alguns desses estabelecimentos que fabricam e depositam esse tipo de material não seguem as normas vigentes trazendo risco aos proprietários, funcionários e regiões circunvizinhas.
Objetivos
Os objetivos deste trabalho são identificar os vestígios encontrados em locais de explosões acidentais e relacioná-los às causas dos eventos.
Parte experimental
A metodologia consistiu em levantamentos periciais com uso de técnicas de varredura apropriadas para busca e coleta de vestígios de forma segura e que apontem a dinâmica do evento, natureza dos explosivos e autoria. Exames de Espectroscopia de Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR) e Microscopia Eletrônica de Varredura com Espectroscopia de Energia Dispersiva (MEV/EDX) foram realizados para identificação dos explosivos.
Resultados e Discussões
Em todos os levantamentos periciais foram constatadas irregularidades nos locais de acordo com Norma Regulamentadora nº 19 (NR 19) do Ministério do Trabalho e Previdência. Os exames de FTIR e MEV/EDX mostraram a presença de agentes oxidantes e agentes combustíveis típicos em composições pirotécnicas. Em uma perícia realizada no ano de 2021 foi detectada a presença de nitrato de magnésio em um dos rojões que teve relação de causa, pois explosivos a base dessa substância são decorrentes do envelhecimento do material e são muito instáveis. Em outra explosão ocorrida no ano de 2023 foi constatada a presença de nitrato de manganês em um dos explosivos que estavam sendo armazenados com galões de solventes em que o contato entre eles pode produzir reações altamente explosivas em função do aumento de temperatura do local. Em ambos os eventos os materiais relacionados a causa estavam próximos a região do epicentro da explosão.
Conclusões
As análises químicas dos explosivos associadas às divergências em relação a NR 19 permitiram aos peritos identificar as causas das explosões além de estabelecer a origem e dinâmica da reação de deflagração dos explosivos.
Referências e agradecimentos
Babar, Z.; Malik, A.Q. Investigation of the thermal decomposition of magnesium–sodium nitrate pyrotechnic composition (SR-524) and the effect of accelerated aging. Journal of Saudi Chemical Society (2017), 21 (3), 262-269.
Xie, X. et. al. Low Temperature Explosion for Nanometer Active Materials. Key Engineering Materials (2006), 324-325, 193-196.
Agradecimentos: POLCAL e LEPFor
Palavras Chave
perícias de explosões, explosivos.
Arquivos
Área
Áreas forenses
Instituições
Polícia Científica do Estado de Alagoas - Alagoas - Brasil
Autores
GERARD DE OLIVEIRA DEOKARAN, ADRIANA SANTOS RIBEIRO, THALMANNY FERNANDES GOULART, ALEXANDRO MAGUEIRA LIMA ASSIS