Interforensics 2023

Dados do Trabalho


Título

“BESOUROS (COLEOPTERA: INSECTA) ASSOCIADOS A CARCAÇAS EM DIFERENTES HABITATS NO MUNICIPIO DE RIO CLARO, SAO PAULO”.

Introdução

Entomologia forense (EF) é a ciência que aplica o estudo dos insetos e artrópodes a procedimentos legais e periciais. A ordem Coleoptera (i.e. besouros) é um dos principais grupos de importância forense por utilizarem cadáveres para desenvolvimento, nidificação e/ou forrageamento. Além disso, outros comportamentos garantem a utilização destes como ferramenta elucidativa em investigações criminais [1]. A identificação dessas espécies é imprescindível para interpretação e aplicação de seus vestígios na resolução de casos criminais, que incluem, auxílio na estimativa do intervalo pós-morte (IPM), indícios de deslocamento de cadáver e até indicativos de associação da vítima com entorpecentes.

Objetivos

Verificar a Coleopterofauna associada a carcaças em habitats de diferentes graus de urbanização.

Parte experimental

Os ensaios foram realizados no interior de São Paulo (Brasil), nos ambientes residencial, rural e transicional urbano-florestal, em período chuvoso. Foram amostrados 18 porcos natimortos (Sus scrofa L.), sendo seis em cada área analisada. Os indivíduos foram coletados através de armadilhas de queda (pitfalls).

Resultados e Discussões

Foram coletados 624 coleópteros, divididos em 17 famílias, 55 gêneros e 99 espécies. Os hábitos alimentares destes besouros, são variados, sendo 9 famílias necrófagas, 4 predadoras, 3 herbívoras, 1 xilofaga e 1 fitofaga, segundo literatura especializada. A família Staphylinidae foi a mais abundante dentre as coletas (40,81%), possivelmente devido à alta incidência de larvas de moscas. Pouco sabe-se a respeito da influência de espécies predadoras no processo de decomposição, já as espécies necrófagas podem acelerá-lo.

Conclusões

A análise da entomofauna associada a carcaças é uma técnica importante na investigação forense, e o conhecimento dos hábitos alimentares dos coleópteros que a compõem é essencial para sua aplicação em casos reais. Os resultados podem contribuir significativamente para o conhecimento das espécies de importância forense na região de São Paulo.

Referências e agradecimentos

Referências bibliográficas
1- SANTOS, W. E. DOS. Papel dos besouros (Insecta, Coleoptera) na Entomologia Forense. Revista Brasileira de Criminalística, v. 3, n. 2, p. 36–40, 6 dez. 2014.

Agradecimentos
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).

Palavras Chave

Palavras-chave: Entomologia forense, Coleoptera.

Arquivos

Área

Medicina Legal

Instituições

Universidade Estadual Paulista - São Paulo - Brasil

Autores

MERYELLEN SILVANIA CAVALCANTI, BIANCA RAISSA NOGUEIRA, CLAUDIO JOSÉ VON ZUBEN , VINICIUS COSTA SILVA