Dados do Trabalho
Título
FILAS DE RECONHECIMENTO VOCAIS COMO FERRAMENTA PARA ANALISE DE SIMILARIDADE DE VOZES
Introdução
Além de auxiliarem em investigações envolvendo testemunhas auriculares, filas de reconhecimento vocais (doravante FRV) também contribuem com o estudo da similaridade de vozes. Assim, aspectos de similaridade de vozes são importantes tanto para a seleção de vozes distratoras, as quais precisam corresponder às características sociofonéticas da voz-alvo, quanto para análise do desempenho dos participantes, uma vez que parâmetros prosódicos relacionados à percepção de vozes similares podem ser explorados e alarmes falsos evitados.
Objetivos
Compreender aspectos prosódicos relacionados à percepção de similaridade de vozes.
Parte experimental
Análise acústico-perceptiva de estímulos retirados de quatro FRV, com amostras do CE, PR, SP e RJ. As FRV eram compostas por uma voz-alvo aleatoriamente disposta entre cinco vozes distratoras. Responderam às FRV 16 indivíduos. A análise do desempenho dos ouvintes envolveu as aplicações de uma função de similaridade baseada em 18 parâmetros acústicos para comparação entre locutores-alvo e distratores; e da técnica escalonamento multidimensional nos resultados da avaliação perceptiva da qualidade de voz, por meio do sistema VPA (Laver; Beck, 2007), nos estímulos dos locutores-alvo e distratores mais e menos escolhidos.
Resultados e Discussões
Parâmetros melódicos (e.g. derivadas de f0) foram relevantes para o julgamento global da similaridade de vozes, enquanto ajustes de qualidade de voz e de dinâmica vocal foram importantes para a compreensão de alarmes falsos. Além desses, elementos segmentais (e.g. variantes alofônicas) e parâmetros temporais (e.g. taxa de produção de fala) parecem contribuir para a distinção de vozes.
Conclusões
Embora incomuns no cenário forense brasileiro, FRV são importantes ferramentas para o estudo da similaridade de vozes e para a compreensão de mecanismos de imitação – temas caros à Fonética Forense.
Referências e agradecimentos
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 (Processo PROCAD/Segurança Pública e Ciências Forenses “Pela Excelência da Formação e da Pesquisa em Fonética Forense” n. 88887.516306/2020-00 e processo n. 88887.804443/2023-00).
Palavras Chave
filas de reconhecimento vocal, similaridade de vozes, prosódia.
Arquivos
Área
ICMedia
Autores
RENATA REGINA PASSETTI, SANDRA MADUREIRA, PLINIO ALMEIDA BARBOSA