Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DOS INTERVALOS DE TEMPO ENTRE O OBITO, PROCEDIMENTOS E A LIBERAÇAO DE CORPOS NO SERVIÇO DE VERIFICAÇAO DE OBITOS DO INTERIOR
Introdução
Com cerca de 1100 necropsias anuais, o SVOI recebeu críticas quanto a demora no retorno de corpos para familiares gerando questionamentos por parte de autoridades quanto às razões para esta situação.
Foi necessário um estudo para apontar qual dos intervalos de tempo, desde a constatação do óbito até a retirada do corpo do SVOI pela empresa funerária, gerariam demoras ou atrasos no retorno dos corpos e buscar as intervenções para redução do tempo total para devolução dos corpos.
Objetivos
a) Identificar qual dos intervalos presentes no trânsito dos corpos é o mais prolongado;
b) Obter dados para intervir na redução do tempo de trânsito de cadáveres.
Parte experimental
Foram registrados os intervalos de tempo dos Obituários, Boletins de Ocorrência (BO) e Documentos de Saída dos Corpos do SVOI em seu banco de dados de 2014 até 2019. As variáveis foram incluídas em tabela do Microsoft Excel®. Após, foram utilizados os softwares SAS® para a análise estatística e GraphPad® para os gráficos.
Resultados e Discussões
Foram analisados 28.860 horários entre os intervalos existentes no trânsito dos cadáveres do SVOI. Destes, 2.209 não se adequaram à amostra (ilegíveis, ausentes ou de transferências ao IML).
Na maioria dos anos o maior intervalo de tempo ocorre entre o horário do óbito e a elaboração do BO, variando entre quatro e cinco horas.
Conclusões
Os dados mostram que os maiores intervalos de tempo ocorrem com burocracias e desmistifica que a necropsia é a etapa mais demorada, exigindo ações do poder público para reduzir o tempo de espera das famílias enlutadas.
Isso instiga a investigação mais aprofundada de fatores que interferem no tempo do transporte desses cadáveres, como o Decreto Lei nº 3.689/1941, a escassez de escrivães nas delegacias e o método de transporte utilizado pelas funerárias.
Referências e agradecimentos
SOUZA, C; SOUZA A. Rituais Fúnebres no Processo do Luto: Significados e Funções. Psic.: Teor. e Pesq, Brasília, vol.35, Jul. 2019.
Palavras Chave
SVO; Óbito; Boletim de Ocorrência; Tempo; Cadáveres
Arquivos
Área
Áreas forenses
Instituições
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP/USP - São Paulo - Brasil
Autores
PEDRO HENRIQUE DERUSSI CONÇALVES, MARCO AURÉLIO GUIMARÃES