Dados do Trabalho
Título
APLICAÇAO DE SENSORIAMENTO REMOTO NA CONSTATAÇAO DE CRIMES AMBIENTAIS – PERICIA INDIRETA NO MUNICIPIO DE URAI – PR
Introdução
O Paraná está entre os estados com o maior desmatamento do Bioma Mata Atlântica no Brasil. Geotecnologias auxiliam levantamentos de locais de perícia ambiental, com informações e ilustração necessária à materialização de danos ambientais, gerando redução de custos e otimização de tempo, bem como acesso a grandes áreas e crimes ocorridos em tempo passado [1], [2].
Objetivos
Realizar exame pericial indireto com sensoriamento remoto/geoprocessamento para constatação de dano ambiental no Bioma Mata Atlântica e em Área de Preservação Permanente (APP).
Parte experimental
A área de interesse pericial se localiza em Uraí-PR (norte do Paraná), cuja solicitação, de setembro de 2022, era referente ao dano ocorrido em novembro de 2021. A fim de promover resposta rápida à solicitação e constatar crime ambiental em época pretérita, o exame pericial foi realizado de modo indireto. Foram utilizadas: imagens de satélite Planet - Programa Brasil MAIS; imagens de satélite obtidas por meio da Plataforma Google Earth Pro; e ferramentas de geoprocessamento (QGIS).
Resultados e Discussões
A análise histórica das imagens de satélite indicou: (a) intervenção em APP - construção de 02 represas em curso hídrico natural - área de 856 m²; (b) desmatamento de vegetação do Bioma Mata Atlântica no mínimo em estágio médio de regeneração - área de 2.130 m². A partir das imagens Planet (resolução diária), constatou-se que a construção das represas ocorreu entre o período de 25/09/2021 a 21/11/2021.
Figura 01. Imagem Google Earth Pro em (a) e Imagens Planet em (b).
Conclusões
A utilização combinada das imagens Planet e Google Earth Pro permitiu constatar crime ambiental em época pretérita, de maneira precisa, além de indicar o período exato do dano ambiental.
Referências e agradecimentos
[1] ALVES, R.A.L; RUSSO, D.; MAGLIANO, M.M.; BLUM, M. L. B. Fundamentos de geoprocessamento aplicado a perícia. In: TOCHETTO, D. Perícia ambiental criminal. p. 239-262, 2014.
[2] BOTTEON, V.W. Aplicabilidade de ferramentas de geotecnologia para estudos e perícias ambientais. Revista Brasileira de Criminalística. v. 5, p. 7-13, 2016.
Palavras Chave
Sensoriamento remoto, Bioma Mata Atlântica, Perícia ambiental indireta.
Arquivos
Área
Perícias em Meio Ambiente
Instituições
Polícia Científica do Paraná - Paraná - Brasil
Autores
SIMONE VASCONCELOS SANTANA ROTTA, LUIZ HENRIQUE SILVA ROTTA