Dados do Trabalho
Título
BANCO DE IMAGENS PAPILARES LATENTES: CONSTRUÇAO E PERSPECTIVAS
Introdução
A papiloscopia é uma ciência consolidada, porém o manuseio e processamento de tais vestígios depende da experiência pessoal dos profissionais envolvidos [1]. Um movimento que vem ganhando tração nos últimos anos é baseado na qualificação e confronto de fragmentos papilares por um sistema baseado em modelo estatístico, amparado por informações geradas a partir de bancos de dados [2]. Esse método está em consonância com as perspectivas internacionais relacionadas a práticas forenses, que procuram diminuir influências cognitivas humanas nas conclusões periciais.
Objetivos
Construir um banco de dados contendo imagens de impressões digitais latentes no-hit relacionadas a casos criminais, tendo suas quantificações de qualidade avaliadas por peritos experientes.
Parte experimental
O banco de dados foi desenvolvido com base em imagens selecionadas e enviadas por Peritos Oficiais do Estado de Santa Catarina. Após adequação preliminar do material, foi desenvolvida uma plataforma para controle contendo imagens e características de interesse nas imagens.
Esses dados foram divididos e enviados a Peritos voluntários para qualificação, sendo cada uma das imagens avaliada por cinco peritos de forma randomizada. Os voluntários foram instruídos a qualificar as imagens conforme a escala contida na figura abaixo, variando entre zero (muito ruim) e cem (excelente).
Resultados e Discussões
Ao final do projeto obteve-se um arquivo contendo imagens papilares e seus respectivos parâmetros de qualificação (medidas de qualidade). Com ele será treinada uma IA para qualificação das imagens por software in loco. Espera-se que o banco de dados seja utilizado também em novas pesquisas na área de ciências forenses.
Conclusões
A criação do banco de dados de imagens de fragmentos papilares latentes constitui importante ferramenta de pesquisa e ensino. A parceria entre as instituições permitiu o estreitamento da relação entre a Perícia Criminal catarinense e a universidade, fomentando a pesquisa em Santa Catarina e no Brasil.
Referências e agradecimentos
[1] TOCCHETTO, D.; ESPÍNDULA, A. Criminalística: Procedimentos e Metodologias. 2ª. Ed. Porto Alegre: Editora Millennium, 2009. .
[2] NEUMANN, C. et al. Quantifying the weight of evidence from a forensic fingerprint comparison: a new paradigm. In: J. R. Statist. Soc. A. 175, Part 2, pp. 371–415. 2012.
Agradecimentos
Aos servidores da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina que, voluntariamente, enviaram e analisaram as imagens do banco de dados.
Palavras Chave
Impressões Digitais Latentes, Impressões Papilares Latentes, Qualidade.
Arquivos
Área
Áreas forenses
Instituições
Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
MARYAH ELISA MORASTONI HAERTEL, ANDRÉ LUIZ DE MELO, EDUARDO JOSÉ LINHARES, TIAGO PETRY, SERGIO GENILSON PFLEGER