Dados do Trabalho
Título
AUXILIO DE INVESTIGAÇOES CRIMINAIS POR MEIO DE PERFIS GENETICOS SEM REQUISITOS TECNICOS PARA UPLOAD AO BNPG
Introdução
Perfis parciais obtidos de vestígios devem conter pelo menos 8 marcadores CODIS para poderem ser submetidos ao Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG). Em alteração recente do Manual de Procedimentos Operacionais da RIBPG (Resolução n.º 17 de 14/02/2022), perfis que ainda apresentam grande poder de discriminação (mínimo 9 loci dentre os 18 - CODIS + ESS) podem ser inseridos no BPG (Banco de Perfis Genéticos) local, sem a realização de upload para o BNPG.
Objetivos
Relatar duas investigações de furto ocorridos no Estado de Goiás que foram auxiliadas por meio de perfis genéticos que apresentaram qualidade apenas para inserção no BPG local.
Parte experimental
Extração: PrepFiler Automated Forensic DNA Extraction (Applied Biosystems®), no equipamento STARlet (Hamilton®). PCR quantitativa no equipamento 7500 Real-Time PCR System (Applied Biosystems®) com kit Investigator Quantiplex Pro® (QIAGEN®), no software HID Real-Time PCR Analysis Software. PCR com kit PowerPlex® Fusion 6C (Promega®), termociclador Veriti (Applied Biosystems®). Eletroforese no equipamento ABI 3500® (Applied Biosystems®) e análise com GeneMapper® ID-X Software.
Resultados e Discussões
Duas investigações de furto ocorridas nos anos de 2020 e 2021 foram auxiliadas pelo BPG do Estado de Goiás. No caso de 2020, o perfil genético obtido apresentava 9 marcadores com qualidade, dos quais apenas 6 eram CODIS. No caso de 2022, o perfil genético majoritário da mistura apresentava 10 marcadores com qualidade, dos quais apenas 6 eram CODIS. A inserção desses perfis no BPG local, possibilitou a vinculação das investigações a outras cometidas pelos mesmos autores. Assim, foi possível evidenciar a atuação criminosa em série desses indivíduos e, ainda, relacionar com crimes de outra natureza (estupro).
Conclusões
As alterações do Manual da RIBPG referentes a perfis parciais mostraram-se eficientes e importantes, ao permitirem a inserção de perfis genéticos com ao menos 9 loci tipados dentre os 18 (CODIS+ESS), fornecendo, assim, informações de coincidência que seriam perdidas sem essa possibilidade de inserção.
Referências e agradecimentos
RIBPG - REDE INTEGRADA DE BANCO DE PERFIS GENÉTICOS DO BRASIL. 2017.
Resolução n.° 17 - Manual de Procedimentos. 5ª Versão. Brasília. [online]. Disponível em:
http://www.seguranca.gov.br/sua-seguranca/ribpg/resolucoes. Acessado em: 05 de abril de
2023.
Palavras Chave
banco de perfis genéticos locais, crimes contra o patrimônio, perfil parcial.
Arquivos
Área
Genética Forense
Instituições
Polícia Técnico-Científica de Goiás - Goiás - Brasil
Autores
NIGELA RODRIGUES CARVALHO, AMANDA RODRIGUES OLIVEIRA, BRUNO MARTINUCCI, RODRIGO LONDE MOURA