Dados do Trabalho
Título
ISOTOPOS ESTAVEIS: CONSOLIDAÇAO DA METODOLOGIA APLICADA CONTRA O ESQUENTAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES
Introdução
Estudos têm sugerido relação entre o comércio legal e ilegal de biodiversidade, onde animais capturados na natureza são esquentados e comercializados como indivíduos nascidos em cativeiro. As ferramentas existentes para identificar a origem da fauna comercializada não têm sido suficientes para evitar fraudes. Isótopos estáveis são biomarcadores da movimentação e dieta de animais, apresentando grande potencial na identificação da real origem (vida livre ou cativeiro) de animais silvestres.
Objetivos
Analisar o potencial e a eficiência da metodologia isotópica em diferenciar animais silvestres de vida livre e cativeiro.
Parte experimental
Foi realizada revisão bibliográfica dos estudos que diferenciaram isotopicamente animais silvestres de vida livre e cativeiro ou realizaram análises isotópicas nas mesmas espécies em vida livre e cativeiro. Foram selecionadas pesquisas envolvendo δ13C, δ15N, δ2H, δ18O e δ34S em vertebrados e extraídos as médias e desvio padrão das razões isotópicas. Para cada estudo foi avaliada a capacidade dos isótopos estáveis em diferenciar animais de vida livre e de cativeiro.
Resultados e Discussões
Foram analisados 47 estudos, envolvendo 55 espécies de todos os grupos de vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) em todo o mundo. As pesquisas envolveram questões forenses em diferentes contextos, como esquentamento de animais e de produtos de origem animal além da introdução ilegal de espécies. δ13C, δ15N foram os isótopos mais utilizados, os quais apresentaram variabilidade significativamente maior em animais de vida livre. Além disso, encontramos diferenças entre esses dois grupos em mais de 80% dos trabalhos que analisaram razões isotópicas em indivíduos de cativeiro e vida livre, ainda que com outros objetivos. Esses resultados indicam a eficiência da metodologia isotópica na identificação da real origem (vida livre ou cativeiro) de animais silvestres.
Conclusões
Os isótopos estáveis apresentaram-se como uma metodologia relevante para identificação e combate ao esquentamento de animais
Referências e agradecimentos
FRY, B. Stable Isotope Ecology, Springer. 2008
HOPKINS, J. et al. 2022. Biology. 2022, 11, 1728.
TENSEN, L. Global Ecol. and Cons. 2016, 6:286.
UNODC. Wildlife Crime Report. 2020.
Palavras Chave
isótopos estáveis, cativeiro, vida livre, fauna.
Arquivos
Área
Isótopos Forenses
Autores
LUIZA BRASILEIRO REIS PEREIRA, RODRIGO RIBEIRO MAYRINK, ANDRÉ COSTA PEREIRA, FABIO JOSÉ VIANA COSTA