Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DE UM CASO DE SUICÍDIO POR ESTRANGULAMENTO
Introdução
Os métodos de suicídio mais comuns são: enforcamento, uso de armas de fogo ou de armas brancas, e envenenamento. A utilização do estrangulamento como método de suicídio não é comum.
No exame da cena do crime, o perito além de procurar por sinais de participação de terceiros, deverá observar os ferimentos e o tipo de ligadura que foi feita no pescoço da vítima, o número de voltas ao redor do pescoço, a forma do nó e o método empregado se poderiam ser executados pela própria vítima.
Objetivos
O objetivo do trabalho é relatar um caso de suicídio por estrangulamento, realçando sua ocorrência nessa circunstância.
Parte experimental
Relato do caso
O presente trabalho relata um caso de suicídio por estrangulamento atendido pelos Peritos Criminais da Seção Técnica de Perícias de Crimes Contra a Vida do Instituto de Criminalística de Minas Gerais, Brasil. A vítima estava sobre o sofá da residência com um cinto de tecido que envolvia o pescoço em duas voltas paralelas, sendo a inferior rente e firme ao pescoço e a superior torcida na região da nuca, formando um nó corrediço na região anterior do pescoço. Após a retirada do cinto do pescoço do periciado, foi constatado um sulco duplo, contínuo, horizontal, com largura e aspecto compatível com o cinto. Não foram observadas lesões de luta ou quaisquer outras lesões no corpo examinado. Havia completo alinhamento das vestes e do ambiente ao redor.
Resultados e Discussões
A perícia sugeriu, como hipótese mais provável, que ocorreu suicídio, sendo que o periciado executou seu próprio estrangulamento por meio de um cinto. Alguns fatores devem ser observados na diagnose diferencial de suicídio, acidente ou homicídio em casos como este, que seriam: o histórico da vítima, a reconstrução do mecanismo de estrangulamento para avaliar a possibilidade de autoestrangulamento, a determinação da causa da morte, a presença de sinais vitais no sulco, a descrição de todos os ferimentos do cadáver e a análise toxicológica para avaliar se a vítima teria condição de realizar o ato sozinha.
Conclusões
A conclusão final, se foi homicídio, suicídio ou acidente, depende do trabalho conjunto entre os peritos de local de crime, médicos legistas e profissionais da investigação
Referências e agradecimentos
DOBERENTZ, E.; MARKWERTH, P.; MADEA, B. Differentiation of homicidal or suicidal strangulation. Forensic Science International, v. 301, p. 44-48, 2019.
MACHADO, M. M.; VENTURA, C. P.; ALVES, B. P. S. T. Suicídios por estrangulamento – estudo de casos. Revista Criminalística e Medicina Legal, v. 7, n. 1, p. 30-35, 2022.
Palavras Chave
Suicídio, estrangulamento, local de crime.
Obs.: Não foi possível inserir o texto no template indicado pelo evento, pois o arquivo não possibilitava salvar em pdf que era a única forma de upload do arquivo
Arquivos
Área
Perícias Externas
Instituições
Polícia Civil de MG - Minas Gerais - Brasil
Autores
MICHELLE MOREIRA MACHADO, CLAITON PIRES VENTURA, BRUNO PINHEIRO Soares de Torres Alves