Dados do Trabalho
Título
“OPERAÇAO SOL POENTE” - EFICACIA DA TECNICA DE MA-XRF NA AUTENTICAÇAO DE OBRAS DE TARSILA DO AMARAL RECUPERADAS PELA POLICIA CIVIL/RJ
Introdução
Obras de arte são utilizadas nos crimes de lavagem de dinheiro, estelionato, corrupção, violação de direitos autorais e financiamento de atividades ilícitas (1). Visando combater essa criminalidade, o SPMJ/ICCE/RJ vem aplicando eficazmente uma metodologia de análises em obras de arte, desenvolvida em conjunto com pesquisadores do IFRJ (2). Dentre as técnicas utilizadas está o macro-mapeamento por fluorescência de raios-X (MA-XRF), que permite obter imagens da distribuição de elementos químicos presentes em camadas da pintura, de forma portátil e não invasiva (3).
Objetivos
O objetivo deste trabalho foi demonstrar a aplicabilidade e eficácia da técnica em um caso criminal de grande repercussão, a “Operação Sol Poente”.
Parte experimental
Duas obras atribuídas à artista Tarsila do Amaral foram recuperadas na operação: “Pont Neuf”, 1923 e “Sol Poente", 1929. As obras foram submetidas ao confronto com padrões disponibilizados por museus: “Manteau Rouge”, 1923 MNBA/RJ e “Urutu”, 1928 MAM/RJ. Utilizou-se um equipamento portátil de MA-XRF, modelo CRONO/Bruker, contendo tubo de raios-X com anodo de Rh e detector de Si. As medidas ocorreram utilizando colimadores de 1 ou 2 mm no feixe de raios-X, gerado com o tubo operando com voltagem de 40 kV e corrente de 100 ou 200 µA. O tempo de aquisição dos espectros por pixel foi de 40 ms. Os dados foram analisados através dos softwares PyMca e Datamuncher (4).
Resultados e Discussões
A partir dos mapas elementares obtidos, foi possível estabelecer correlações entre os materiais utilizados nas telas recuperadas e nas obras padrões, como: pigmentos, cargas de preenchimento, pontos de restauro, impramaturas e camadas de preparação. Demonstrou-se que as obras "Manteau Rouge" e "Pont Neuf", ambas de 1923, período de influência cubista, apresentaram similaridades em todos os materiais utilizados. Da mesma forma, as obras "Urutu" (1928) e "Sol Poente" (1929), ambas pertencentes à Fase Antropofágica da artista, também apresentaram similaridades em todos os materiais utilizados.
Conclusões
A técnica de MA-XRF foi fundamental para a comprovação da autenticidade das obras de Tarsila do Amaral recuperadas durante a “Operação Sol Poente”, demonstrando sua eficácia no âmbito forense e sua importância na proteção aos bens do patrimônio histórico cultural.
Referências e agradecimentos
1. United Nations. Resolution 2199 (2015).
2. Thaumaturgo, N. et al. http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4114581
3. Pereira, M.O. et al. 2021. https://doi.org/10.1016/j.saa.2020.118925
4. Alberti, R. et al. 2017. https://doi.org/10.1002/xrs.2741.
Palavras Chave
Proteção ao patrimônio histórico cultural; perícia em obras de arte; Merceologia Forense; MA-XRF; autenticidade.
Arquivos
Área
Áreas forenses
Instituições
Instituto de Criminalística Carlos Éboli - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
NILTON THAUMATURGO ROCHA JUNIOR, CLAUDIA REGINA FERREIRA DE SOUZA , ROBERTO DA SILVA LIARTH, VALTER FELIX, ANDRÉ PIMENTA , RENATO FREITAS