Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO POTENCIAL DA MOF [EU2(BDC)3(H2O)2] PARA REVELAÇAO DE IDLS
Introdução
O desenvolvimento de metodologias eficazes multifuncionais para revelação de Impressões digitais latentes (IDLs) em superfícies diversas, é essencial para melhorar a eficiência do trabalho dos peritos. Redes metalorgânicas luminescentes (LMOFs) vem sendo muito empregadas em ciências forenses nos últimos anos, apresentando resultados compatíveis com a necessidade deste trabalho.
Objetivos
Avaliação do potencial da LMOF [Eu2(BDC)3(H2O)2] para revelação de IDLs.
Parte experimental
Síntese da MOF por microondas;1 Caracterização por DRX; Empoamento para revelação das IDLs sob luz UV (254nm); Utilização de superfícies porosas, não-porosas, multicoloridas, e fixadas com cianoacrilato; Confronto com 12 minúcias das IDLs empoadas com suas IDs padrões; Busca em banco de dados via AFIS.
Resultados e Discussões
Objetos como tesoura metálica, carteira de couro, e em pedaços de pasta plastificada e de papelão contendo IDLs foram empoados com a LMOF (figura 1). As imagens luminescentes das IDLs obtidas dos objetos foram tratadas e inseridas em pesquisa AFIS, a qual retornou candidato compatível do banco de dados. A LMOF também foi testada como agente de contraste em objetos com IDLs fixadas com cianoacrilato, como vidro, pedaço de pasta de papelão plastificada, e lata de alumínio, sendo obtido IDLs luminescentes (figura 1).
Figura 1 – Revelação com LMOF de IDLs A) em tesoura metálica sob luz branca (esquerda) e sob luz UV (direita); B) em pedaço de papelão (esquerda) com confronto positivo de 12 minúcias com a ID padrão (direita); C) fixadas com cianoacrilato (superior) e sob luz UV (inferior).
Conclusões
O empoamento com a LMOF possibilitou a visualização rápida das IDLs nos diversos substratos avaliados, possibilitando o confronto positivo inclusive em papelão, um material de difícil revelação. Também auxiliou na detecção de IDLs de cianoacrilato, facilitando e acelerando o processo de visualização, principalmente em superfície multicolorida reflexiva. Por fim, foi possível obter candidatos compatíveis via AFIS, demonstrando ser um material multifuncional para revelação de IDLs.
Referências e agradecimentos
1. Reineke, T. M., Eddaoudi, M., Fehr, M., Kelley, D. & Yaghi, O. M. From Condensed Lanthanide Coordination Solids to Microporous Frameworks Having Accessible Metal Sites. J. Am. Chem. Soc. 121, 1651–1657 (1999).
Os autores agradecem às papiloscopistas da GIDSNP/POLITEC/MT pelo auxílio com as IDLs, à Universidade de Brasília, e aos órgãos de fomento: Capes; FAPDF; e CNPq.
Palavras Chave
Impressão Digital Latente (IDL), Luminescente, LMOF.
Arquivos
Área
Áreas forenses
Instituições
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - Distrito Federal - Brasil
Autores
ANDRE LOPES RUIZ TALHARI, FILIPE GABRIEL MARTINEZ MAURÍCIO, CAROLINE RIBEIRO CARNEIRO, BRUNA RAFAELA BEZERRA GOMES, FABIANE HIRATSUKA VEIGA-SOUZA, INGRID TÁVORA WEBER