SC Expo Defense

Notícias


04/10/2019 00:00:00 Comando do 5º Distrito Naval participa da SC Expo Defense em Florianópolis-SC

Comando do 5º Distrito Naval participa da SC Expo Defense em Florianópolis-SC

Cerca de 45 mil pessoas participam do Portões Abertos em Florianópolis (SC)¹

 
 

Ocorreu em Florianópolis, nos dias 27 a 29 de setembro, a primeira feira de defesa de Santa Catarina, a SC Expo Defense, na Base Aérea da cidade. O evento contou com a participação da Marinha do Brasil (MB), Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Brasileira (FAB) e teve como propósito mostrar o que há de mais moderno em produtos e tecnologia de Defesa, promovendo a integração das Forças Armadas com a indústria e centros de tecnologia da região.

A iniciativa do evento foi impulsionada pelo Projeto “Classe Tamandaré” que tem como objetivo promover a renovação da esquadra com quatro navios modernos, de alta complexidade tecnológica que serão construídos no Polo Naval de Itajaí.

O evento reuniu pessoal e meios operativos das três Forças. A exposição da MB contou com duas aeronaves (Lynx e Seahawk), dois blindados (Clanf e Piranha 8x8), uma lancha blindada e estandes de diversas organizações militares, como maquete do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e simulador de paraquedas e tiro.

Contou, também, com diversos estandes do Comando do 5º Distrito Naval, onde foram expostos materiais do Grupo de Busca e Salvamento, material de mergulho, material de defesa Nuclear, Biológico, Químico e Radiológico e uma cadeira odontológica de campanha.

No domingo, ocorreu o “Portões Abertos”, na Base Aérea, com meios da MB, EB e FAB e contou com a presença de cerca de 20 mil pessoas durante todo o dia, que puderam se aproximar das atividades das Forças Armadas e conhecer um pouco mais dos meios operativos.


Militar da Policlínica Naval de Rio Grande apresenta a cadeira odontológica de campanha nos “Portões Abertos”

Cerca de 45 mil pessoas participam do Portões Abertos em Florianópolis (SC)¹

A Base Aérea de Florianópolis (BAFL) realizou, nesse domingo (29/09), mais uma edição do tradicional Portões Abertos. Cerca de 45 mil pessoas compareceram ao evento que ocorreu em paralelo à SC Expo Defense - Feira de Tecnologia e Produtos de Defesa.

A programação contou com exposição de aeronaves, brinquedos para crianças, praça de alimentação e apresentação com cães. Além dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), o Portões Abertos também contou com aeronaves civis, embarcações da Marinha do Brasil e carros de combate do Exército Brasileiro.



Os participantes também tiveram a oportunidade visitar o stand da FAB, onde encontraram a maquete do Gripen e um simulador de voo. Também assistiram a uma palestra sobre as formas de ingressos na FAB, ministrada pelo Comandante da Base Aérea de Florianópolis, Coronel Aviador Luiz dos Santos Alves.

O engenheiro Lucas Henrique Tavares foi ao evento acompanhado da família. “Foi incrível, sou apaixonado por aviação e passei o dia aqui, todos gostaram muito. A cidade de Florianópolis merece eventos assim, organizados e de alta qualidade”, disse o engenheiro. O Portões Abertos é um evento que busca a integração da Força Aérea com a comunidade local e regional para incentivar a mentalidade aeronáutica e despertar a consciência cívica para o papel da FAB, em prol da segurança e do desenvolvimento do País.


¹por Agência Força Aérea: Letícia Takada, Tenente Elias E Major Monteiro
 
Fonte: Defesanet