Dados do Trabalho


Título

ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DE COMPOSTOS BENZIMIDAZOL[1,2-Α] QUINOLINA-6-CARBONITRILA

Fundamentação/Introdução

Os compostos derivados de benzimidazol[1,2-α]quinolina-6-carbonitrila, chamados de NBs e IBs, têm importante destaque na farmacologia devido suas potenciais características antimicrobianas. Essas moléculas combinam características de benzimidazol e quinolina, o que permite interações específicas com alvos microbianos. Além disso, o grupo nitrila na posição 6 do composto facilita a inibição de funções celulares vitais, tornando esses compostos promissores no combate a microrganismos, incluindo aqueles resistentes a tratamentos convencionais.

Objetivos

O estudo propôs investigar o potencial inibitório de 8 compostos sobre as bactérias Escherichia coli (ATCC 25922), Pseudomonas aeruginosa (ATCC 27853) e Staphylococcus aureus (ATCC 12598).

Delineamento e Métodos

Foi utilizada a metodologia de microdiluição em caldo. Primeiro, os microrganismos foram semeados em placas de Petri contendo ágar Mueller Hinton para descongelamento, seguidos por dois repiques sucessivos para obter o inóculo no log adequado para a realização dos experimentos. Em uma placa de 96 poços contendo 180 μL de meio MH, foram adicionados os compostos NBs 2, 3, 4, 7 e 9 e os IBs 1, 2, 3 nas concentrações de 0,1; 1; 10; 100 µg/mL, em triplicata. Após, foi preparado o inóculo com os microrganismos contendo 0,5 UFC/mL na escala McFarland, e adicionado 15 μL em cada poço. Culturas mantidas apenas em MH foram usadas como controle negativo. As placas foram incubadas em estufa microbiológica a 36°C por 24 h. A proliferação bacteriana foi monitorada através do método de espectrofotometria a 625 nm em 0, 6, 9, 12 e 24 h.

Resultados

Foi possível identificar que o composto NB7 inibiu completamente a proliferação de E. coli e P. aeruginosa em todas as concentrações testadas; no entanto, não apresentou inibição de proliferação para S. aureus. Os compostos NB2 e NB3 mostraram potencial inibitório apenas para S. aureus, sendo a Concentração Inibitória Média (IC50) de NB2 56,08 µg/mL e de NB3 67,5 µg/mL. Os demais compostos (NBs 4 e 9 e IB 1, 2, 3) não demonstraram efeito sobre os microrganismos testados.

Conclusões/Considerações Finais

Os resultados observados indicam que os compostos NB7, NB2 e NB3 apresentam potencial para o desenvolvimento de antibacterianos.

Palavras Chave

Citotoxicidade. Microbiologia. Toxicologia

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Autores

ISADORA RICHTER, BETINA JUCHEM CLEMENS, DEBORA RECH VOLZ, MARIJANA HRANJEC, ANA LUIZA ZIULKOSKI