Dados do Trabalho


Título

INJURIA RENAL CAUSADA POR HIPERCALCEMIA INDUZIDA PELA APLICAÇAO DE POLIMETILMETACRILATO (PMMA): REVISAO DE LITERATURA

Fundamentação/Introdução

A busca constante para se enquadrar nos padrões de beleza, faz com que homens e mulheres, por desconhecimento, se submetam à altos riscos em função dos procedimentos estéticos. Estes que podem acarretar danos severos à saúde física e emocional de cada paciente. O Polimetilmetacrilato (PMMA) vem sendo utilizado em procedimentos estéticos, na forma off-label. O uso indiscriminado pode acarretar graves complicações como a formação de granulomas. Recentemente, casos de hipercalcemia evoluindo para danos renais vêm sendo reportados em pacientes que receberam aplicações de PMMA.

Objetivos

Investigar a incidência de casos de hipercalcemia em pacientes submetidos a procedimentos com PMMA, buscando esclarecimentos sobre mecanismos subjacentes e os potenciais riscos à saúde dos pacientes.

Delineamento e Métodos

Foram realizadas buscas nas bases de dados científicas PubMed e Scielo. Foram incluídos estudos de caso, revisões sistemáticas e revisão literária com publicação nos últimos 5 anos. A busca foi realizada utilizando os termos: PMMA, hipercalcemia e lesão renal.

Resultados

O uso estético do PMMA induz uma resposta inflamatória crônica, levando à formação de granulomas, que aumenta os níveis de cálcio sérico e urinário. Essa elevação pode levar ao desenvolvimento de fibrose intersticial e nefrocalcinose causando doença renal crônica. Relatos de casos mostraram que pacientes com implantes de PMMA desenvolveram complicações renais como nefrite intersticial e aumento da pressão arterial sistêmica, sugerindo um impacto indireto sobre os rins, sendo necessária realização de hemodiálise. A subnotificação dos casos com complicações associados ao PMMA pode induzir a baixa incidência na literatura. Apesar dos resultados histológicos revelarem inflamação crônica e fibrose nos tecidos renais afetados, a etiologia das reações granulomatosas a preenchimentos permanentes ainda é pouco compreendida.

Conclusões/Considerações Finais

Apesar de apresentar poucos dados na literatura, essa é uma questão de grande importância que demanda mais estudos. Reconhecer esses riscos é essencial para melhorar a segurança dos procedimentos médicos e estéticos envolvendo PMMA. Recomenda-se o monitoramento regular dos níveis de cálcio e função renal em pacientes submetidos a procedimentos com PMMA para detecção precoce e tratamento adequado das complicações.

Palavras Chave

"Polimetilmetacrilato", "PMMA", "dano renal", "complicações estéticas" e "efeitos sistêmicos"

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Autores

LETÍCIA CAROLINE ZONTA, PAULA CAROLINA KATH