Dados do Trabalho


Título

IMPORTANCIA DAS COLEÇOES FUNGICAS NA CORRELAÇAO CLINICA: UMA REVISAO

Fundamentação/Introdução

Introdução: Como agentes patogênicos, decompositores e mutualísticos, os fungos estão presentes na biodiversidade e na vida humana. O manejo de coleções de cultura (CC) se torna imprescindível para a conservação, manejo e taxonomia dos fungos, mas principalmente compreender o papel destes no ambiente, na saúde humana, nas relações interespécies e para fins epidemiológicos.

Objetivos

Objetivos: Evidenciar a importância da preservação de fungos em coleções para a área da saúde.

Delineamento e Métodos

Métodos: Revisão da literatura a partir da busca na base de dado PubMed Central (PMC), sendo usado operadores booleanos "AND" e "OR" associados com os descritores em inglês: "Clinical importance", "fungal identification" e "fungal research". Os artigos científicos
selecionados estavam correlacionados ao objetivo da pesquisa e foram publicados nos últimos 11 anos.

Resultados

Resultados: As CC servem como padronização, rastreamento e desenvolvimento de diferentes pesquisas sendo cruciais para o progresso da medicina, possibilitando novas descobertas na área da micologia. As CC podem ser pequenas e mantidas por um único pesquisador ou podem ser extensas e armazenadas por grandes laboratórios públicos ou privados. Quando apresentam validação de identidade, certificação externa e interna são candidatas ao posto de BRC (Centro de Recursos Biológicos), sendo responsáveis por proteger, distribuir e enriquecer as CC. Destacando-se a preservação de patrimônios locais com valor cultural e econômico e os fungos de biobancos que têm sido usados em estudos de infecções fúngicas. Com a presença das CCs, pode ser observada a preservação do conhecimento micológico tradicional, mantendo a evolução epidemiológica, a viabilidade de estudos posteriores e a diminuição da possibilidade de extinção da diversidade fúngica.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: Os desafios das CCs vão desde a falta de financiamento para o armazenamento, até a falta de profissionais capacitados para a manipulação dos materiais. A necessidade das CC não são apenas cruciais para a inovação de pesquisas futuras, mas são também para a segurança clínica, sendo ferramentas essenciais para a preservação do conhecimento micológico já adquirido e as novas descobertas.

Palavras Chave

Palavras-chaves: Coleções; micologia; saúde

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Autores

ANNA KLARA DA ROSA, PAMELA TYMNIAK, TEREZINHA INEZ ESTIVALET SVIDZINSKI, MELYSSA NEGRI