Dados do Trabalho


Título

EFEITOS IMUNOTOXICOLOGICOS DA EXPOSIÇAO IN VIVO AO CIALOFOPE BUTILICO EM MAMIFEROS

Fundamentação/Introdução

Para prover a demanda mundial de alimentos, o uso de agrotóxicos nos plantios se torna essencial. Entretanto, o uso de agrotóxicos pode prejudicar tanto a saúde humana, quanto a ambiental.

Objetivos

O objetivo deste trabalho, foi avaliar os efeitos imunotoxicológicos da exposição ao Cialofope Butílico em mamíferos, um pesticida muito usado em culturas de arroz irrigado.

Delineamento e Métodos

Este trabalho foi aprovado pelo CEUA/FURB (nº 007/23). Os animais foram divididos em 5 grupos de exposição ao Cialofope, nomeados naive, controle, 0,1mg/kg, 1mg/kg e 10mg/kg. A exposição ao agrotóxico foi realizada durante 28 dias consecutivos e após a última exposição foi avaliada a capacidade imunológica do animal. A avaliação foi feita através da contagem de células obtidas por lavagem broncoalveolar 24 horas após desafiarmos o animal com LPS (Escherichia coli sorotipo 026:B6).

Resultados

Os resultados nos mostraram maior migração de células imunes observada nos animais tratados com 0,1 mg/kg em comparação aos tratados com 1 mg/kg e 10 mg/kg, indicando a supressão do sistema imunológico. O grupo “naive” quando comparado ao grupo “controle” nos mostrou diferença significativa nas análises de Tukey.

Conclusões/Considerações Finais

Este estudo revela que a exposição ao Cialofope Butílico, um herbicida amplamente utilizado em plantações de arroz, pode ter efeitos imunotoxicológicos significativos em mamíferos e devido a escassa literatura sobre o assunto, tais achados ressaltam a necessidade de maiores investigações sobre os impactos deste herbicida na saúde de mamíferos.

Palavras Chave

Agroquímicos; Imunotoxicologia; Inflamação crônica; Lavagem broncoaoveolar.

Arquivos

Área

TEMA LIVRE

Autores

NICOLE PRADA ZIBELL, ISABEL DAUFENBACK MACHADO