Dados do Trabalho
Título
MAPEAMENTO DE ESCHERICHIA COLI EM UMA UNIDADE DE TERPIA INTENSIVA NEONATAL NA CIDADE DE JOINVILLE
Fundamentação/Introdução
As Infecções Relacionadas a Assistência a Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) são observadas entre as principais causas de morbimortalidade em neonatos, pelos diversos fatores de risco que torna o paciente suscetível. A incidência de E. coli multirresistente associado aos seus diferentes sorotipos aumenta a preocupação com infecções com essa bactéria em UTIN dificultando o tratamento e reduzindo as possibilidades terapêuticas.
Objetivos
Portanto, o objetivo deste trabalho é mapear a Escherichia coli em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal na cidade de Joinville, além de monitorar a presença da mesma em equipamentos e superfícies.
Delineamento e Métodos
Portanto para o estudo experimental, foram coletadas amostras de determinados equipamentos com alta taxa de isolamento de microrganismos em um estudo prévio da UTIN para avaliar se havia presença de E. coli. As amostras coletadas foram inoculadas em Ágar Chocolate e MacConkey, e as placas incubadas de 24 a 48h a 35°C.
Resultados
Entre os microrganismos isolados, duas colônias foram identificadas como Gram negativos, coco e cocobacilo, entretanto essa morfologia não é característica de E. coli, a qual apresenta forma de bacilo alongado. Os demais microrganismos, 1.041 colônias, foram identificadas como Gram positivos, sendo que as superfícies com maior colonização foram o teclado do computador, diafragma do estetoscópio, botoeira dos monitores e a botoeira dos respiradores. A presença de bactérias Gram positivas nas mãos pode estar relacionada com a predominância desse grupo na microbiota residente das mãos, a qual não seria removida tão facilmente nos processos de higienização
Conclusões/Considerações Finais
Portanto, o presente estudo possui grande importância por validar que o processo de lavagens das mãos dos profissionais da UTIN de estudo, demonstrando que o mesmo está sendo efetivo na remoção de bactérias da microbiota transitórias, principalmente de contaminação fecal.
Palavras Chave
Escherichia coli, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, IRAS.
Arquivos
Área
Tema Livre
Autores
ISABELLA Gomes Thiel Ribeiro, THAIANY CRISTINA ZIMERMANN JANDREY, BIANCA ALMEIDA RAMOS, DAIANI CRISTINA SAVI