Dados do Trabalho
Título
DETECÇAO DE MRSA NO AMBIENTE DE UM LAR DE LONGA PERMANENCIA DE IDOSOS NA REGIAO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL
Fundamentação/Introdução
O Staphylococcus aureus é uma bactéria Gram-positiva, presente em diversas partes do corpo humano como fossas nasais, garganta, intestinos e pele podendo causar infecções. Quando resistente à meticilina, é conhecida por MRSA (Methicillin-resistant Staphylococcus aureus). Sendo uma ameaça para os grupos de risco como idosos e pessoas imunodeprimidas, diante disso, torna-se necessário conhecer a realidade do perfil de sensibilidade antimicrobiana das cepas de S. aureus que colonizam tanto os pacientes hospitalizados, quanto o próprio ambiente de instituições de longa permanência de idosos
Objetivos
: O presente estudo trata-se de um trabalho experimental com objetivo de realizar a detecção de isolados de MRSA no ambiente de um lar de longa permanência de idosos (LLPI) na região central do Rio Grande do Sul.
Delineamento e Métodos
As amostras foram coletadas em meio de transporte, usando swabs umidificados de diversos ambientes, como dormitórios, bebedouros, pias, refeitórios e mesas, sendo transportadas imediatamente para o laboratório. Inicialmente, as amostras foram ennquecidas em caldo Tryptic Soy Broth. (TSB, Merck®), adicionado de Tween 80 (0,049%) e incubados a 35 a 2"C por 24h, sendo semeadas em ágar sal manitol em conjunto de oxacilina(4ug/mL) e incubadas novamente a 35±2 °C por 48 horas. Os isolados que cresceram no meio seletivo foram identificados usando catalase e coagulase.
Resultados
Resultados: Das trinta amostras analisadas em uma amostra observou-se a presença de MRSA, coletada a partir de uma maçaneta de um quarto do LLPI e identificada pela catalase e coagulase, a amostra de Staphylococus aureus de coagulase positiva o foi resistente para Penicilina, Clindamicina, Cefoxitina, Rifampicina e Eritromicina e foi suscetível para Linezolida, Gentamicina, Nitrofurantoína e Sulfa-trimet.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusão: Com objetivo de detectar os isolados de MRSA no LLPI é possível afirmar que Sthapylococus resistentes a Méticilina estão presentes em múltiplos lugares no ambiente e podem ser coletadas facilmente identificadas através de testes como o de Coagulase no qual identifica a diferenciação das espécies de Sthaphylococus patogênicos, responsáveis por causar infecções. Constatou-se que a MRSA é uma grande ameaça para a sociedade, sua presença no ambiente demanda maiores cuidados, principalmente em locais com muitas pessoas que estão no grupo de risco como hospitais e lares de permanência de idosos.
Palavras Chave
Staphylococus aureus, MRSA, idosos
Arquivos
Área
Tema Livre
Autores
MANOELA ROBERTS DE MELO, JAMILE KISNER SILVA, GABRIELLE JAQUES GRANDE, JULIA MACHADO LUCAS , BRUNO VSTEFANELLO VIZOTTO