XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

DETECÇAO DE MRSA NO AMBIENTE DE UM LAR DE LONGA PERMANENCIA DE IDOSOS NA REGIAO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL

Fundamentação/Introdução

O Staphylococcus aureus é uma bactéria Gram-positiva, presente em diversas partes do corpo humano como fossas nasais, garganta, intestinos e pele podendo causar infecções. Quando resistente à meticilina, é conhecida por MRSA (Methicillin-resistant Staphylococcus aureus). Sendo uma ameaça para os grupos de risco como idosos e pessoas imunodeprimidas, diante disso, torna-se necessário conhecer a realidade do perfil de sensibilidade antimicrobiana das cepas de S. aureus que colonizam tanto os pacientes hospitalizados, quanto o próprio ambiente de instituições de longa permanência de idosos

Objetivos

: O presente estudo trata-se de um trabalho experimental com objetivo de realizar a detecção de isolados de MRSA no ambiente de um lar de longa permanência de idosos (LLPI) na região central do Rio Grande do Sul.

Delineamento e Métodos

As amostras foram coletadas em meio de transporte, usando swabs umidificados de diversos ambientes, como dormitórios, bebedouros, pias, refeitórios e mesas, sendo transportadas imediatamente para o laboratório. Inicialmente, as amostras foram ennquecidas em caldo Tryptic Soy Broth. (TSB, Merck®), adicionado de Tween 80 (0,049%) e incubados a 35 a 2"C por 24h, sendo semeadas em ágar sal manitol em conjunto de oxacilina(4ug/mL) e incubadas novamente a 35±2 °C por 48 horas. Os isolados que cresceram no meio seletivo foram identificados usando catalase e coagulase.

Resultados

Resultados: Das trinta amostras analisadas em uma amostra observou-se a presença de MRSA, coletada a partir de uma maçaneta de um quarto do LLPI e identificada pela catalase e coagulase, a amostra de Staphylococus aureus de coagulase positiva o foi resistente para Penicilina, Clindamicina, Cefoxitina, Rifampicina e Eritromicina e foi suscetível para Linezolida, Gentamicina, Nitrofurantoína e Sulfa-trimet.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: Com objetivo de detectar os isolados de MRSA no LLPI é possível afirmar que Sthapylococus resistentes a Méticilina estão presentes em múltiplos lugares no ambiente e podem ser coletadas facilmente identificadas através de testes como o de Coagulase no qual identifica a diferenciação das espécies de Sthaphylococus patogênicos, responsáveis por causar infecções. Constatou-se que a MRSA é uma grande ameaça para a sociedade, sua presença no ambiente demanda maiores cuidados, principalmente em locais com muitas pessoas que estão no grupo de risco como hospitais e lares de permanência de idosos.

Palavras Chave

Staphylococus aureus, MRSA, idosos

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

MANOELA ROBERTS DE MELO, JAMILE KISNER SILVA, GABRIELLE JAQUES GRANDE, JULIA MACHADO LUCAS , BRUNO VSTEFANELLO VIZOTTO