XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

CRIAÇAO E CARACTERIZAÇAO DE UMA NANOEMULSAO CARREGADA COM TEMOZOLOMIDA E O IMPACTO DE PRE E CO-TRATAMENTOS COM FERROCENO EM MODELOS DE CELULAS DE GLIOBLASTOMA

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: Glioblastoma é o tipo de tumor mais comum do sistema nervoso central e é extremamente desafiador de ser tratado. Com uma taxa média de sobrevida de apenas 15 meses, o padrão de tratamento atual caracteriza-se por radioterapia concomitantemente à quimioterapia com o uso de temozolomida. Tendo em vista esse cenário, novas estratégias de tratamento quimioterápico utilizando a combinação com ferroceno em sistema de nanocarreadores têm sido estudadas como resultado do desenvolvimento da nanotecnologia e da identificação da citotoxicidade, capacidade de sensibilização e interações com as espécies reativas de oxigênio desse composto químico.

Objetivos

Objetivos: estudar uma nova possibilidade terapêutica, realizando um estudo de criação e descrição de uma nanoemulsão carregada com temozolomida e avaliação, também, de seu potencial citotóxico quando combinada com ferroceno em duas linhagens celulares, uma resistente a temozolomida (T98G) e outra sensível a droga (U87).

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: realização de um estudo observacional a partir de ensaios de viabilidade e morte celular e de avaliação da mudança mitocondrial das células, além de uma simulação de um protocolo de tratamento baseado em um regime de dois ciclos para medição do seu impacto.

Resultados

Resultados: a nanoemulsão de temozolomida tem um potencial zeta de -6.53 ± 1.13 mV com diâmetro de de 173.37 ± 0.86 nm. A temozolomida está provavelmente conectada a nanoemulsão e não encapsulada por essa nanoestrutura, permitindo uma rápida liberação do quimioterápico, de acordo com a caracterização físico-química. Em todos os estudos realizados, a combinação da temozolomida com o ferroceno diminuiu a viabilidade das células de glioblastoma. Ainda, a combinação desses diminuiu a resistência à temozolomida da linhagem T98G, pois modificou o potencial de membrana mitocondrial dessas células, levando diretamente à produção de espécies reativas de oxigênio e, consequentemente, à morte celular.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações finais: esses achados demonstram que a combinação da nanoemulsão de temozolomida com ferroceno é uma estratégia de tratamento promissora para aumentar a efetividade do tratamento do glioblastoma.

Palavras Chave

glioblastoma; nanoemulsão; temozolomida; ferroceno

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

ANA CAROLINA SILVA PINHEIRO, JEFERSON GUSTAVO HENN, MATHEUS BERNARDES FERRO, TANIRA ALESSANDRA SILVEIRA AGUIRRE, DINARA JAQUELINE MOURA