XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

SAUDE E ESTETICA: PERCEPCOES DE ESTUDANTES DE BIOMEDICINA E IMPLICAÇOES PARA ATUAÇAO COMO BIOMEDICO ESTETA

Fundamentação/Introdução

O curso de graduação em Biomedicina apresenta uma formação multidisciplinar que, ao longo do tempo, incorporou habilidades e competências adicionais, possibilitando que os graduados adentrassem em novos domínios profissionais. No momento atual, o curso contempla a possibilidade de habilitação em 36 diferentes áreas de atuação. Conforme dados do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) em 2016, a maioria dos profissionais formados em Biomedicina estava, predominantemente, atuando na área da Patologia Clínica. No entanto, uma tendência emergente entre os recém-formados é a busca por novos campos de atuação, destacando-se a crescente procura pela área da Biomedicina Estética.

Objetivos

Investigar os perfis e as perspectivas acerca de saúde e estética, bem como suas implicações na decisão de atuar no âmbito da Biomedicina Estética.

Delineamento e Métodos

Trata-se de pesquisa de natureza mista que foi conduzida junto a estudantes de um curso de Biomedicina, de uma instituição de ensino privada localizada em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. Os participantes responderam a um questionário online composto por 14 questões objetivas e duas questões discursivas. As respostas foram analisadas com base no aporte teórico e metodológico da Análise Estatística Implicativa, utilizando o software CHIC.

Resultados

Quarenta estudantes prontamente responderam o questionário, apresentando uma média de idade de 23 anos e matriculados em distintos semestres. Dezenove dos participantes demonstraram interesse na área da Biomedicina Estética, sendo que oito deles manifestaram o desejo de prosseguir uma carreira nesse campo. Tanto os estudantes que expressaram interesse na área quanto aqueles que não o fizeram compartilharam uma visão convergente da estética, relacionando-a com beleza, autoestima e bem-estar. No que tange à saúde, todos os respondentes evidenciaram uma compreensão ampliada desse conceito, abarcando termos que denotam bem-estar, autocuidado, saúde física e nutrição, entre outros.

Conclusões/Considerações Finais

A análise estatística implicativa delineou a tendência dos estudantes em perceber a estética como um elemento que impulsiona o zelo pela saúde, revelando-se um domínio profissional em crescimento e altamente promissor.

Palavras Chave

Estética, saúde, cuidado

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

ALINE GROHE SCHIRMER PIGATTO, GABRIELLI SILVA RIBEIRO, LUIS RICARDO PEROZA, LEONARDO DALLA PORTA