XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA E ANTIBIOFILME IN VITRO DA DO OLEO ESSENCIAL DE MENTHA PIPERITA CONTRA STREPTOCOCCUS MUTANS

Fundamentação/Introdução

Introdução: Os biofilmes são comunidades complexas de microrganismos aderidos a uma superfície. Essa capacidade torna o microrganismo até 1000× mais resistente aos antibióticos e sistema imunológico. O Streptococcus mutans é uma das bactérias cruciais em biofilmes patogênicos que culminam no desenvolvimento da doença cárie que se manifesta na forma de lesões na superfície dentária e afeta diretamente a qualidade de vida dos indivíduos. A Mentha piperita popularmente conhecida por hortelã-pimenta, é uma planta aromática cultivada pelo mundo inteiro com diversas propriedades terapêuticas.

Objetivos

Objetivos: O objetivo do estudo foi verificar o potencial antimicrobiano e antibiofilme do óleo essencial de M. piperita contra Streptococcus mutans.

Delineamento e Métodos

Métodos: A determinação da concentração inibitória (CIM) mínima foi realizada pela técnica de microdiluição em placa de 96 poços. Foi feita uma diluição seriada do óleo essencial (100 – 1,56 mg/mL) e após foi adicionado o microrganismo (S. mutans ATCC 25175). Para a concentração bactericida mínima (CBM), uma alíquota (1 µL) de cada poço foi semeada em ágar Nutriente. A menor concentração que não demonstrou crescimento de colônias foi considerada a CBM. A formação do biofilme foi feita em placa de 96 poços em caldo BHI suplementado com 2% de sacarose. O biofilme foi tratado com o óleo essencial nas concentrações de 12, 25 e 50 mg/mL. A quantificação do biofilme tratado foi feita pela técnica de cristal violeta (1%) e a absorbância foi lida em 570 nm utilizando um leitor de microplacas. Para verificar a capacidade de inibir a formação do biofilme, o microrganismo foi adicionado ao caldo na placa de 96 poços juntamente com 3 concentrações sub-inibitórias do óleo essencial (6,25, 3,125 e 1,56 mg/mL).

Resultados

Resultados: A técnica de microdiluição mostrou CIM e CBM de 12,5 mg/ml e 25 mg/ml, respectivamente. O óleo essencial mostrou que em 24 horas foi capaz de diminuir o biofilme em aproximadamente 36% na concentração de 50 mg/mL. Além disso, na concentração de 6,25 mg/mL, o óleo foi capaz de inibir a formação do biofilme em 80%.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: Os resultados mostraram que o óleo essencial de Mentha piperita pode vir a ser uma alternativa para inibir ou destruir o biofilme de S. mutans, entretanto, mais estudos devem ser realizados para verificar o perfil de segurança e o mecanismo de ação deste produto.

Palavras Chave

Biofilme; Bactérias orais; óleo essencial; cristal violeta

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

LEONARDO QUINTANA SOARES LOPES, PEDRO HENRIQUE FORTES GUERIM, PATRÍCIA KOLLING MARQUEZAN, FLÁVIA KOLLING MARQUEZAN, ROBERTO CHRIST VIANNA SANTOS