Dados do Trabalho
Título
EFEITO HIPOGLICEMIANTE DA TEOBROMINA: UM ESTUDO DE REVISAO
Fundamentação/Introdução
O diabetes é caracterizado pelo acúmulo de açúcar no sangue. A hiperglicemia, gera um aumento do estresse oxidativo e inflamação, podendo gerar doenças como o câncer e neurológicas. Nesse contexto, é de grande importância o estudo da molécula da teobromina, a qual pertence à família da metilxantinas, presente majoritariamente no cacau (Theobroma cacao), a fim de encontrar novos agentes terapêuticos hipoglicemiantes.
Objetivos
Analisar o efeito hipoglicemiante da teobromina em um estudo de revisão.
Delineamento e Métodos
Trata-se de um estudo de revisão de literatura, onde o site de busca utilizado foi o Pubmed, os descritos dentro do campo de pesquisa se classificaram como “hypoglycemic theobromine” e “theobromine diabetes”. Foram recuperados 12 artigos, e dentre esses 4 analisados.
Resultados
Um estudo demostrou que a teobromina gerou uma redução na albuminúria, além da proteção de rins de diabéticos. Além disso, em um estudo que utilizou células mesangiais humanas em um ambiente hiperglicêmico, reportou inibição da atividade da polimerase 1 (PARP-1), bloqueando a atividade da sirtuína (SIRT-1). O tratamento com a teobromina restabeleceu a atividade dessa via. Já nos modelos animais, os
camundongos foram tornados hiperglicêmicos, e a utilização da teobromina foi eficaz, além dos benefícios já analisados in vitro, a molécula se mostrou eficiente na prevenção do aumento glomerular e a expressão do colágeno IV em ratos diabéticos, logo, o uso desta molécula foi relacionado com redução do estresse oxidativo no rim dos camundongos. Além disso, a teobromina restabeleceu a SIRT-1 e os níveis de NAD e NAD+, os quais estavam inibidos pela hiperglicemia.
Conclusões/Considerações Finais
Diante desses achados, apesar de haver poucos estudos acerca do efeito hipoglicemiante da teobromina, as investigações mostraram que, há grande potencial terapêutico adjuvante dessa molécula para o diabetes.
Palavras Chave
hipoglicemia, diabetes, metilxantinas, glicose
Arquivos
Área
Tema Livre
Autores
FERNANDA KRAPF SACCOL, ANA CLARA ZANINI BERTONCELLI, ISADORA CASSEL LIVINALLI, TALLYS DE OLIVEIRA MENDES, FRANCINE CARLA CADONÁ