XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DA SELETIVIDADE DAS CLORINAS COMO AGENTES DA TERAPIA FOTODINAMICA, EM TUMORES CEREBRAIS, UM COMPARATIVO ENTRE CELULAS DE GLIOSSARCOMA E FIBROBLASTOS

Fundamentação/Introdução

O gliossarcoma (GS) é uma variante do glioblastoma IDH-Tipo Selvagem, composto por dois componentes de malignidade, um de origem glial e outro mesenquimal (fibroblastos), sendo tratado pelas terapias convencionais, sem bons prognósticos. A Terapia Fotodinâmica (TFD) é um tratamento alternativo que combina um fotossensibilizador (FS), oxigênio molecular e luz, desencadeando processos oxidativos, gerando espécies reativas de oxigênio induzindo a morte celular. O sucesso da terapia depende do FS empregado, pois este deve apresentar maior seletividade às células tumorais. Dentre os FS utilizados destacam-se as clorinas.

Objetivos

O objetivo deste estudo foi comparar da citotoxicidade das clorinas, Photodithazine (PDZ) e Fotoenticine (FTC), em células de gliosarcoma e fibroblastos.

Delineamento e Métodos

Foram utilizadas células da linhagem 9L/lacZ e L929, mantidas em meio DMEM com 10% Soro Fetal Bovino, 1% de antibiótico, mantidos em estufa a 37°C com 5% de CO2. Ambos FSs foram utilizados nas concentrações de 200 µg/ml e 6,25 µg/ml com 1h de incubação e ausência de FS. Foram utilizados grupos não irradiados e irradiados, para a irradiação foi utilizado o dispositivo à base de LED (Biodi/Irrad-Led 660) com emissão em 660 nm na densidade de energia de 10 J/cm2 e irradiância de 25 mW/cm2. Foi analisada a viabilidade celular antes e após 18h da irradiação, por meio de teste de azul de Trypan.

Resultados

O azul de Trypan permite a avaliação de células vivas ou mortas, por meio da coloração de células em azul quando mortas e a sua não coloração quando vivas, uma vez em que células vivas são capazes de expulsar o corante de seu interior. Em ausência de luz, as clorinas não apresentaram citotoxicidade na linhagem 9L em ambas as concentrações, porém, na linhagem L929, a maior concentração demonstrou redução de 68% com PDZ e 54% com FTC, demonstrando maior sensibilidade. Após irradiação, as células L9/LacZ, apresentaram redução de viabilidade de 97,5% e 74,8% para cada concentração de FTC e 100% de redução, para o PDZ. Já para L929, houve redução de 92,2% da viabilidade com o PDZ e 99,2% com o FTC.

Conclusões/Considerações Finais

As clorinas foram mais citotóxicas à linhagem de fibroblastos em maior concentração, porém, não apresentaram citotoxicidade em menor concentração. O PDZ se mostrou um FS mais eficaz à linhagem 9L/lacZ, com menor porcentagem de morte da linhagem L929, diferente o FTC, que apresentou uma taxa de morte superior na linhagem L929.

Palavras Chave

Gliossarcoma, Clorinas, Terapia Fotodinâmica

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

LETICIA CORREA FONTANA, ANDRÉ HENRIQUE CORREIA PEREIRA, PABLO HERMINIO MACIEL ZAMBRANO LARA, JOÃO ANTÔNIO DE SOUZA FERREIRA, JULIANA FERREIRA-STRIXINO