XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DOS RNAS CIRCULARES (CIRCRNAS) COMO BIOMARCADORES PROMISSORES DOS TIPOS TUMORAIS CARACTERISTICOS DA SINDROME DE LI-FRAUMENI: UMA REVISAO NARRATIVA

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Li-Fraumeni (SLF) é uma doença monogênica associada com a presença de variantes germinativas patogênicas no gene TP53 e caracterizada pela predisposição hereditária a vários tipos de tumores diagnosticados em idade precoce. Os tumores centrais da SLF são: mama, sarcomas, sistema nervoso central (SNC) e glândula adrenal. Estudos prévios demonstraram o papel dos miRNAs como possíveis modificadores de fenótipo da SLF. Mais recentemente, os circRNAs foram descritos como importantes reguladores da expressão gênica, atuando como “esponjas” de miRNAs, e potenciais biomarcadores circulantes para diversos tipos tumorais.

Objetivos

Investigar os circRNAs previamente descritos na literatura como potenciais biomarcadores dos 4 tipos de tumores (ocorrência esporádica) mais frequentes em famílias SLF, visando prospectar a identificação de circRNAs preditores dos desfechos clínicos da SLF (tumores hereditários).

Delineamento e Métodos

Revisão narrativa (estudo observacional) empregando os seguintes descritores “genéricos” no PubMed: (A) “[tumor type] AND circRNAs”; (B) “[tumor type] AND circRNAs AND biomarkers”; e (C) “[tumor type] AND non-coding RNAs”. Foram selecionados para leitura apenas estudos dos últimos 5 anos, incluindo revisões.

Resultados

Dentre os achados preliminares, circRNAs diferencialmente expressos foram descritos anteriormente para as neoplasias de mama (n=58), sarcomas (n=38), SNC (n=38), e tumores adrenocorticais (n=2). Até o momento, destacaram-se como circRNAs com expressão significativamente desregulada considerando o tipo de tumor: hsa_circ_0001785, hsa_circ_0017650 e circGFRA1 para tumores de mama; circ-SMO e circKIF4A nos tumores de SNC; Circ-ZNF609 e circVAMP3 nos sarcomas de tecidos moles; hsa-circ-002052 e hsa-circ-0016347 nos osteossarcomas; circPHC3 e circ-CCAC1 nos tumores adrenocorticais. Curiosamente, todos estes circRNAs foram detectados superexpressos em amostras clínicas de pacientes com os respectivos tipos tumorais.

Conclusões/Considerações Finais

Este é o primeiro estudo que explora a aplicabilidade dos circRNAs como candidatos a biomarcadores circulantes da SLF, sabidamente com maior estabilidade para detecção em diferentes fluidos corporais quando comparados aos miRNAs. Temos como perspectiva validar os circRNAs mais promissores aqui destacados, a partir da avaliação dos seus níveis de expressão em amostras de plasma/soro e urina de pacientes SLF.

Palavras Chave

circRNAs, miRNAs, Síndrome de Li-Fraumeni, biomarcadores tumorais circulantes, modificadores de fenótipo.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

AMANDA BIHENCK MENDES BORGES, ANA JÚLIA TONET, MONIQUE BANIK SIQUEIRA, JULIANA VARGAS CAMPIOL, IGOR ARAUJO VIEIRA