XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DA UTILIDADE DA URINALISE PARA O DIAGNOSTICO DE NEFROPATIA DIABETICA

Fundamentação/Introdução

A nefropatia diabética deriva do termo em inglês diabetic kidney disease (DKD), esta é uma complicação proveniente do diabete mellitus (DM). A DKD é uma doença que atinge os rins, sendo a principal manifestação a doença renal crônica (DRC). A DRC apresenta como características mudanças histológicas renais, bem como taxa de filtração glomerular e razão albumina/creatinina urinária alteradas. A DKD apresenta cinco estágios de evolução: tempo do diagnóstico inicial; hiperfiltração e hipertrofia renal; microalbuminúria; proteinúria, hipertensão e declínio progressivo da função renal e insuficiência renal terminal (uremia). Porém, existem doenças renais não diabéticas (NDKD) que também atuam sobre o sistema renal, por isso, é necessário diferenciar DKD e NDKD.

Objetivos

O objetivo foi analisar achados da urinálise como possível ferramenta para o diagnóstico precoce da nefropatia, além de minimizar a utilização de sistemas de saúde.

Delineamento e Métodos

A metodologia utilizada foi revisão da literatura, em bases de dados como: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), National Library of Medicine (PubMed), EBSCOHost, Portal de Periódicos CAPES, UpToDate além de teses e dissertações disponíveis no Google Acadêmico. Utilizou-se como critério de inclusão artigos entre 2000 a 2022 e os principais descritores de busca foram os termos em inglês: “diabetic kidney disease”, “diabetic nephropathy”, “diabetes”, “urinalysis”, “albuminuria” e “kidney disease”. Em relação aos critérios de exclusão, trabalhos que não tinham pacientes diabéticos ou o tema diabetes, em relação a DKD e artigos anteriores a 2000 foram descartados. Encontrou-se aproximadamente 70.500 artigos, dos quais, utilizou-se 29 trabalhos que iam de encontro ao objetivo deste artigo.

Resultados

Os resultados encontrados, a partir da análise destes artigos foi que existem achados urinários que podem auxiliar no diagnóstico de DKD como proteinúria, cetonúria e glicosúria, porém, não há nenhum marcador exclusivo da doença, diferentemente da NDKD que possui os acantócitos como marcador, por isso, deve-se verificar o contexto
clínico do paciente para um correto diagnóstico.

Conclusões/Considerações Finais

A conclusão é que apesar de haver evidências de que a DKD atua nos marcadores urinários, ainda é necessário maior investigação neste campo de pesquisa, pois existem danos renais causados por NDKD em pacientes com DM. Além disso, não há um marcador exclusivo para DKD na urinálise sendo necessário a utilização de outras técnicas para o diagnóstico.

Palavras Chave

Palavras-chave: nefropatia diabética; DKD; urinálise; marcadores urinários.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

FRANCIELE DUTRA FERREIRA LUZ