XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

DEFICIENCIA DE GLICOSE-6-FOSFATO DESIDROGENASE E A SUA RELAÇAO COM VARIANTES E MICRORNAS DO GENE G6PD: UMA ANALISE DE BIOINFORMATICA

Fundamentação/Introdução

Introdução: A deficiência na enzima glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) tem sido estudada devido a sua relação com distúrbios hemolíticos celulares. A enzima é codificada pelo gene constitutivo G6PD, localizado no cromossomo X, e sua principal função está relacionada à produção de NADPH, que atua protegendo os eritrócitos dos danos causados pelas espécies reativas de oxigênio. Estudos anteriores demonstraram que microRNAs (miRNAs) podem regular a expressão gênica, contribuindo para a variabilidade interindividual na manifestação e nos sintomas de diferentes doenças, até mesmo de caráter mendeliano.

Objetivos

Objetivos: O objetivo deste estudo observacional foi avaliar as variantes de G6PD mais comuns na população brasileira e identificar potenciais miRNAs reguladores do gene e seus respectivos processos biológicos.

Delineamento e Métodos

Métodos: As frequências alélicas de variantes de G6PD em diferentes populações mundiais e na brasileira foram obtidas através dos bancos de dados gnomAD e ABraOM. As análises de interações entre miRNAs e o gene G6PD e o enriquecimento de ontologias gênicas (GO) foram realizados em linguagem R, utilizando os pacotes multimiR e clusterProfiler.

Resultados

Resultados: No gnomAD foram encontradas 526 variantes; oito delas possuíam frequência alélica mínima (MAF) > 1% e três com MAF > 5%. Uma variante (rs1050829) com MAF de 9% na população mundial e 8% na população brasileira apresentou contagem de alelo superior na população Africana/Afroamericana. No ABraOM foram localizadas 243 variantes no gene G6PD, das quais 51 possuíam MAF > 1% e 23 com MAF > 5%. Foram identificados quatro miRNAs relacionados ao gene G6PD: hsa-miR-1-3p, hsa-miR-206, hsa-miR-26b-5p e hsa-miR-335-5p. Eles se relacionam a 874, 14, 1674 e 2429 genes, respectivamente, sendo G6PD o único alvo comum entre eles. As análises de enriquecimento de GO mostraram que hsa-miR-206 e hsa-miR-26b-5p são associados principalmente a processos biológicos relacionados ao estresse oxidativo e mecanismos antioxidantes. As ontologias de hsa-miR-1-3p estão associadas a processos inflamatórios e musculares; as de hsa-miR-335-5p estão relacionadas a processos de homeostase metabólica.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões: As análises demonstraram que os miRNAs hsa-miR-206 e hsa-miR-26b-5p estão mais associados ao gene G6PD. Como perspectivas, investigaremos a prevalência das variantes em diferentes populações, em especial a rs1050829, e realizaremos análises de biologia de sistemas para avaliar os mecanismos associados à deficiência de G6PD.

Palavras Chave

Frequências alélicas; gnomAD; ABraOM; enriquecimento de ontologias gênicas.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

JULIA KASALI LIMA, GIOVANNA CÂMARA GIUDICELLI, THAYNE WOYCINCK KOWALSKI, MARIANA RECAMONDE MENDOZA