XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

IDENTIFICAÇAO DE EPITOPOS E CARACTERIZAÇAO ANTIGENICA DA TOXINA BOTULINICA TIPO A

Fundamentação/Introdução

As neurotoxinas botulínicas (BoNT), produzidas pela bactéria Clostridium botulinum, são utilizadas na área da saúde para o tratamento de disfunções musculares e até para paralisia de linhas faciais hipercinéticas. Seu mecanismo de ação consiste no bloqueio da liberação de neurotransmissores, causando a paralisia. A neurotoxina botulínica tipo A (BoNT/A) é um dos sorotipos que fazem parte da família de neurotoxinas do gênero Clostridium e é produzida a partir de isoformas da toxina botulínica, composta por 1295 aminoácidos. Quando a BoNT/A é introduzida no organismo, ocorre a produção de anticorpos, que liberados na circulação e mucosa, interagem com regiões específicas da BoNT/A, desencadeando reações alérgicas e neutralizando o seu efeito.

Objetivos

Assim, este estudo buscou entender a sua ação antigênica, através da identificação dos epítopos, regiões responsáveis pela produção de anticorpos.

Delineamento e Métodos

Nesse estudo experimetal, epítopos da BoNT/A foram preditos utilizando ferramentas de bioinformática e a técnica in vitro de SPOT. Para técnica de SPOT, 6 camundongos Swiss doram imunizados com a BONT/A para geração de anticorpos anti-BoNT/A. Os epítopos obtidos pelas duas metodologias foram sintetizados na forma de peptídeos pela técnica F-moc sínteses. Sua capacidade imunogênica foi validada a partir das imunizações de 6 camundongos para cada peptídeo, seguidos por ensaio de ELISA.

Resultados

Dezenas de epítopos foram encontrados. Destes, quatro epítopos apresentaram resultados mais fortes e foram sintetizados na forma de peptídeo. Destes, três apresentaram forte reatividade mostrando-se como os principais epítopos, mas reconheceram fracamente a BONT/A.

Conclusões/Considerações Finais

Através desse estudo foi possível concluir que existem sequências peptídicas pontuais na BoNT/A responsáveis pela sua resposta imune e que apesar de três peptídeos mostrarem forte reatividade, outros epítopos ainda precisam ser analisado podendo ser importantes na imunogenicidade da BONT/A.

Palavras Chave

toxina botulínica, BOTOX, epítopos, anticorpos, antigenicidade, bioinformática.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

EDUARDA MARTINS SOMBRIO, MÍRIAN ÍVENS FAGUNDES, LARIANI TAMIRES WITT TIEBOHL, FLAVIA CESCONETO RIZZATTI, RICARDO ANDREZ MACHADO-DE-ÁVILA