XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA GERAÇAO DE IMUNOGENOS NAO TOXICOS PARA PRODUÇAO DE SORO ANTICROTALICO.

Fundamentação/Introdução

As serpentes do gênero Crotalus, conhecidas popularmente como cascavéis, são uma das principais causadoras de ofidismo no Brasil. A espécie Crotalus durissus terrificus, causadora do maior número de acidente dentre deste gênero, possui em seu veneno as toxinas Crotamina e crotoxina que provocam atividade neurotóxica, coagulante e miotóxica sistémica nos acidentados. Desta forma o uso do veneno na produção do soro antiofídico provoca danos ao animal produtor, sendo importante a busca por alternativas não tóxicas

Objetivos

O intuito deste trabalho foi realizar a predição e síntese de um epitopo conformacional não tóxico para cada uma das duas toxinas, para ser usado como imunogeno no lugar do veneno Crotalus, visando a melhor qualidade de vida do animal e resposta imunológica mais específica ao envenenamento.

Delineamento e Métodos

Nesse estudo experimental, através de ferramentas de bioinformática e modelagem molecular, foram obtidas estruturas tridimensionais para as toxinas crotamina e crotoxina. Em seguida foi realizada a predição dos epítopos conformacionais de cada proteína. Após, foi sintetizado um peptídeo que mimetize um epitopo para cada uma das toxinas. Estes peptídeos, foram então, utilizados como imunógenos em camundongos Swiss, durante 10 semanas. Por fim a produção de anticorpos neutralizante foi validada pelo teste de ELISA e pelo ensaio desafio.

Resultados

As análises in silico indicaram que os peptídeos desenhados eram epitopos conformacionais para a crotoxina e crotamina. Os peptídeos foram capazes de reconhecer por ELISA os soros anticrotalicos. Ambos os peptídeos também foram capazes de gerar anticorpos específicos. Estes anticorpos foram capazes de neutralizar a ação letal do veneno.

Conclusões/Considerações Finais

Os peptídeos sintetizados neste trabalho se apresentam como uma alternativa promissora na substituição do veneno para produção do soro anticrotálico.

Palavras Chave

Bioinformática, análise in silico; peptídeos; soro anticrotálico; anticorpos neutralizantes.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

EDUARDA MARTINS SOMBRIO, LIDIANE ANASTACIO CRUZ, RAFAELA DE SOUSA ANASTACIO, LETICIA ALVEZ BORGHEZAN, RICARDO ANDREZ MACHADO-DE-ÁVILA