XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

NIVEIS DAS CASPASES 3 E 8 E DO FATOR NEUROTROFICO-DERIVADO DO CEREBRO ESTAO AUMENTADOS EM INDIVIDUOS COM COVID-19

Fundamentação/Introdução

A COVID-19 é causada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2). As interações vírus-hospedeiro-específicas, os alvos moleculares na morte da célula hospedeira e a sinalização envolvida são questões cruciais, que se tornam alvos potenciais para o tratamento. O mecanismo fisiopatológico da doença ainda não está totalmente elucidado, no entanto, vários estudos têm mostrado que vias associadas à morte e sobrevivência celular podem estar envolvidas na progressão da doença. A apoptose, pode ser desregulada durante a infecção pelo SARS-CoV-2, fazendo com que essa desregulação da apoptose leve a uma resposta imunológica inadequada, além de danos em diferentes tecidos, incluindo o pulmão.

Objetivos

Sendo assim, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da infecção por SARS-CoV-2 nos níveis de caspase 3 e 8 e do fator neurotrófico-derivado do cérebro (BDNF) em plasma coletado de quatro a seis semanas após diagnóstico de COVID-19.

Delineamento e Métodos

Para isso foi realizado um estudo transversal integrado a um estudo maior com o objetivo de investigar o impacto da COVID-19 na saúde mental. Para o presente estudo foi incluído uma amostra pareada de indivíduos adultos com COVID-19 ou sem (controles). Os níveis de caspase 3 e 8 e de BDNF foram analisados por teste ELISA sanduíche seguindo as instruções do fabricante.

Resultados

Os resultados demonstraram que nos indivíduos casos os níveis de caspase 3 e 8, bem como os níveis de BDNF (p < 0,05) foram aumentados com relação ao grupo controle.

Conclusões/Considerações Finais

Em conclusão, indivíduos com COVID-19 apresentam aumento nas vias apoptóticas e os níveis de BDNF podem estar associados a um mecanismo compensatório em um ambiente de morte celular. O entendimento dos mecanismos moleculares da apoptose no contexto da COVID-19 é de extrema importancia para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas potenciais visando minimizar os danos causados pelo vírus.

Palavras Chave

Apoptose, inflamação, SARS-CoV-2, pandemia.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

LETICIA MANFREDINI LEONARDO, FLÁVIA NIERO, LAÍSA NAZÁRIO DOS SANTOS, LUCIANE B.CERETTA, GISLAINE Z. REUS