XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

A microbiota intestinal e sua relação com a diabetes melittus.

Fundamentação/Introdução

A microbiota intestinal consiste em um conjunto de microrganismos que habitam o trato gastrointestinal, os quais desempenham diversas funções importantes no corpo humano, como o fortalecimento do sistema imunológico e a metabolização de nutrientes. Destarte, uma disbiose na flora intestinal está relacionada com diversas doenças, tais como a diabetes melittus tipo 1 (DM1) e a tipo 2 (DM2).

Objetivos

Assim, o objetivo do presente estudo foi investigar a relação da microbiota intestinal com a diabete melittus, através de uma breve revisão de literatura.

Delineamento e Métodos

Para tanto, foi realizada uma pesquisa de artigos e trabalhos científicos disponíveis nas bases de dados do SciELO, PubMed e Google Acadêmico, utilizando-se os seguintes descritores: diabetes melittus, microbiota intestinal, relação da microbiota intestinal com a diabete.

Resultados

Os resultados encontrados demonstraram que a microbiota intestinal está relacionada com várias atividades essenciais do organismo humano, como a absorção e a digestão, por exemplo. Quando esta não funciona adequadamente há uma relação com os mecanismos desencadeadores da diabete melittus tipo 1 e 2. A DM1 caracteriza-se pela deficiência de produção de insulina no pâncreas, resultando no acumulo de glicose sanguínea, denominado hiperglicemia. Já na DM2 há uma resistência à insulina. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, em 2021 cerca de 537 milhões de adultos entre 20 e 79 anos convivem com diabetes e estima-se que até 2030 esse número aumente para 643 milhões. Neste contexto, algumas medidas podem ser tomadas visando uma melhoria da disbiose: alimentação saudável, prática de exercícios físicos e a recomposição da microbiota com o uso de prebióticos e/ou probióticos.

Conclusões/Considerações Finais

De forma geral, pode-se concluir que estudos com humanos ainda não podem ser generalizados, tendo em vista a variedade de fatores existentes, tais como hábitos alimentares e de higiene, por exemplo, necessitando-se, assim, de mais com maior abrangência populacional.

Palavras Chave

Microbiota intestinal. Diabetes mellitus. Relação microbiota intestinal e diabetes mellitus. Diabetes mellitus 1. Diabetes mellitus 2. Disbiose intestinal.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

HERICA CORTELINI NUNES, DANIELA REGINA ZANTEDESCHI, EDUARDA GOMES DA SILVA