XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E DE ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE MARCAS DE ÁLCOOL 70% INPM COMERCIALIZADOS EM PELOTAS

Fundamentação/Introdução

As infecções relacionadas à saúde são consideradas um problema de saúde pública mundial. Além de aplicar produtos químicos no combate de microrganismos existentes no ambiente, é necessário conhecer a eficácia bactericida. Dessa forma, controle de qualidade é uma etapa muito importante na produção de sanitizantes, uma vez que essas formulações diminuem as estatísticas de contaminação e transmissão de patógenos. Nesse sentido, os álcoois etílicos 70% INPM são eficazes para a antissepsia das mãos e desinfecção de superfícies, sendo este o álcool mais usado como antisséptico, por atuar coagulando as proteínas da célula de microrganismos, diminuindo a tensão superficial e acarretando em dissociação pela entrada da água.

Objetivos

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana e correlaciona-lá com o teor alcóolico e de pH das diferentes marcas de álcool sanitizante. Em seguida, comparar os resultados encontrados com aqueles informados nos rótulos, indicando quais amostras estavam dentro do limite de variação estabelecido pelos órgãos de fiscalização.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma pesquisa experimental com análise quantitativa, no intuito de avaliar a eficácia bactericida e físico-química de diferentes álcoois. Foram adquiridas diferentes marcas de álcool (1L) em supermercados do município de Pelotas/RS, em setembro de 2022. Os álcoois foram nomeados de A, B e C, ocultando as marcas e fabricantes. As amostras foram submetidas às análises com alcoômetro para determinação do teor de etanol, de pH e de eficácia antimicrobiana em suspensões cultivadas em ágar PCA.

Resultados

Os resultados da alcoometria e do pH sugerem que a marca B possui um teor alcóolico muito próximo ao limite recomendado, pH acima do indicado para aplicações cutâneas e um crescimento bacteriano maior que as marcas A e C.

Conclusões/Considerações Finais

Com isso, é possível concluir que embora os álcoois tenham apresentado características físico-químicas distintas entre si, a eliminação completa dos microrganismos depende também do volume de álcool empregado no teste.

Palavras Chave

álcool; pH; alcoometria; bactericida; ação-antimicrobiana.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

THAIS NUNES CALDERIPE, CHARLENE NASCIMENTO DOS SANTOS TRINDADE, EDUARDA BIZARRO BENITES, LUIS FELIPE VAZ BARBOSA, EVERTON GRANEMANN SOUZA