XI Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina / I Congresso Sulbrasileiro de Biomedicina Estética

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NA MORTALIDADE POR DESNUTRIÇAO EM IDOSOS BRASILEIROS

Fundamentação/Introdução

A pandemia pelo COVID-19 impactou a população idosa, considerando a susceptibilidade ao vírus, condições ligadas ao isolamento de suas famílias e adaptação às medidas de prevenção (SILVA, 2020). Ao envelhecer, o organismo sofre alterações metabólicas na digestão que favorecem deficiências nutricionais. A situação pandêmica realçou as limitações físicas, condições relacionadas à saúde, desigualdades sociais e fragilidades das relações interpessoais associadas ao acesso a alimentação adequada dos indivíduos (WRIGHT, L.Y. et al, 2022). O enfraquecimento das relações, somado a mudanças de hábito, alterações metabólicas da idade, doenças crônicas e sofrimento psicológico se tornam plausíveis a piora na dieta e a vulnerabilidade nutricional dos idosos.

Objetivos

O estudo teve por objetivo analisar o impacto da pandemia de COVID-19 na mortalidade por desnutrição em idosos no Brasil (acima dos 60 anos), avaliando de forma comparativa a incidência de mortalidade neste público no período pré-pandêmico e pandêmico.

Delineamento e Métodos

Tratou-se de uma pesquisa quantitativa e exploratória, envolvendo a tabulação de dados de mortalidade apresentados pelo departamento de informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) (grupo CID-10: Desnutrição) no período de 2019 até 2021. Obteve-se a taxa de incidência de mortalidade (população acometida dividido pela população exposta vezes a constante (100000)). Para levantamento bibliográfico, utilizou-se bases nacionais.

Resultados

Em 2019, a taxa de incidência de mortalidade resultou em 15,2/100.000 hab. No ano de início e ápice da pandemia, 2020, o índice caiu para 12,9/100.000 hab. Em 2021, a incidência apresentou queda para 12,3/100.000 hab. Os índices apontaram uma redução de 12% nos óbitos entre os anos de 2019 e 2020 e entre 2019 e 2021 a queda foi de 13%. Entre os anos de 2020 e 2021 o decréscimo foi de 2% nas mortes por desnutrição entre a população idosa.

Conclusões/Considerações Finais

Apesar da pandemia ter fragilizado a faixa etária, implicando em prejuízos de aspecto social e psicológico, culminando na possibilidade do aumento da taxa de mortalidade por desnutrição e deficiências alimentares, os índices relacionados ao estado nutricional apresentaram queda. Dentre os fatores causais, sugere-se o maior cuidado e atenção a este público pelos familiares e o Corona Vírus como agente causal registrado em casos de letalidade em idosos.

Palavras Chave

Covid-19; desnutrição; idosos; envelhecimento.

Arquivos

Área

Tema Livre

Autores

SHANIA VACCARI DE OLIVEIRA, RÉGIS CARLOS BENVENUTTI, GELSO DA LUZ BARBOSA