Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DO PERFIL DE SEGURANÇA IN VITRO DE SUCO FUNCIONAL DE BASE NANOTECNOLOGICA
Fundamentação/Introdução
O polifenol denominado resveratrol, encontrado principalmente nas uvas viníferas, contém propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, além de ação cardio e neuroprotetora. Porém, esse composto apresenta algumas limitações que comprometem sua eficácia, como a baixa solubilidade em água, baixa biodisponibilidade e fotossensibilidade. Diante dessas limitações, uma alternativa para ingerir esse composto através de um alimento, sem a necessidade de suplementação, é o enriquecimento de um suco natural com resveratrol nanoencapsulado.
Objetivos
Este estudo experimental teve como objetivo avaliar o perfil de segurança in vitro de um suco enriquecido com resveratrol nanoencapsulado.
Delineamento e Métodos
O perfil de segurança in vitro foi avaliado utilizando células VERO, empregando meio de cultura DMEM. Para tanto, foram determinados os índices de viabilidade (24h) e proliferação celular (42 e 72h) empregando os ensaios de MTT, níveis de produção de óxido nítrico (ON) e níveis de geração de espécies reativas de oxigênio (ERO).
Resultados
Os resultados relacionados à viabilidade celular, pode-se perceber que são influenciados predominantemente pela matriz do suco. Assim como no teste de determinação de ON, todos os grupos foram capazes de ativar as células em relação à geração de espécies reativas de nitrogênio, sendo que níveis elevados de ON podem estar associados a fatores pró-inflamatórios. Já na avaliação dos níveis de ERO, os resultados demonstraram que, após 72 horas, todos os grupos testados e todas as concentrações não apresentaram aumento na geração de espécies reativas de oxigênio, esses resultados podem estar associados a alta capacidade antioxidante que o suco apresenta, além disso, novamente pode-se observar que o enriquecimento do suco com as nanocápsulas não alterou o perfil de segurança da matriz alimentar original.
Conclusões/Considerações Finais
Apesar de algumas concentrações do suco apresentarem redução de viabilidade celular, essa redução está relacionada à matriz original do suco, pois as amostras contendo as nanopartículas mantiveram o mesmo perfil que o suco puro, demonstrando que o enriquecimento do suco com as nanopartículas não afetou o perfil de segurança da matriz alimentar original.
Palavras Chave
Nanotecnologia, compostos bioativos, resveratrol.
Arquivos
Área
Tema Livre
Autores
JULIA KUBASZEWSKI NUNES, ÉRICLES FORRATI MACHADO, GIOVANA KOLINSKI COSSETTIN BONAZZA, ALENCAR KOLINSKI MACHADO, ALINE FERREIRA OURIQUE